Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40296
Tipo: Dissertação
Título: Produções musicais de mulheres: músicas para regar afetos e potências
Autor(es): Almeida, Raíssa Santos Caldas
Primeiro Orientador: Bandeira, Messias Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Bandeira, Messias Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Isabel Porto
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Edilene Dias
Resumo: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a presença e a participação de mulheres na cadeia de produção musical, destacando três artistas da música independente baiana e a relevância de cada uma delas e de suas produções para o cenário da música local e nacional. Para isso, as trajetórias das cantautoras escolhidas, Josyara, Livia Nery e Luedji Luna, foram adotadas como referências para compreender as relações que têm sido estabelecidas entre gênero e música num cenário de produção independente. Foram observados o início da relação de ambas com a música, a formação de suas carreiras — considerando a conjuntura das políticas culturais vivenciada pelas três —, bem como os discos lançados por cada uma, que lhes conferiram destaque nos cenários baiano e nacional. A pesquisa tornou evidente que a maior presença feminina na música tem levado ao enfraquecimento das relações de poder que são estabelecidas contra as mulheres, e de como a ampliação dessa presença tem sido crucial tanto para resgatar quanto para impulsionar narrativas invisibilizadas. A discussão feita neste trabalho foi orientada por uma perspectiva feminista sobre a música, compreendendo-a enquanto uma prática social que é localizada e corporificada. A noção de artista independente acionada aqui compreende aquelas e aqueles que desenvolvem as etapas da cadeia produtiva da música de forma autônoma em relação aos conglomerados da indústria fonográfica que, historicamente, mantêm controle sobre a produção e distribuição musical em escala mundial.
Abstract: This dissertation presents a discussion on the presence and participation of women in the musical production chain, highlighting three artists from Bahian independent music and the relevance of each one of them and their productions to the local and national independent music scene. For this, the trajectories of the chosen singers - Josyara, Livia Nery and Luedji Luna, were taken as references to understand the relationships that have been established between genre and music in an independent production scenario. It observed the beginning of the relationship of both with music, the formation of their careers - considering the conjuncture of cultural policies experienced by the three, and also observed the discs released by each one, which gave them prominence in the Bahian and national scenarios. The research made it evident that the greater female presence in music has led to the weakening of power relations that are established against women, and how the expansion of that presence has been crucial both to rescue and to boost invisible narratives. The discussion made in this work was guided by a feminist perspective on music, understanding it as a social practice that is localized and embodied. The notion of independent artist adopted here includes those and those who develop the stages of the music production chain in an autonomous way in relation to the phonographic industry conglomerates that, historically, have maintained control over the worldwide musical production and distribution.
Palavras-chave: Música
Gênero
Mulheres
Nova música baiana
CNPq: CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40296
Data do documento: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raíssa S. Caldas Almeida.pdf18,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.