https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40291
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ludicidade e cognição: um entrelaçamento afetivo, efetivo e divertido para o ensino de ballet para crianças |
Autor(es): | Galvão, Giovanna Badaró |
Primeiro Orientador: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee2: | Feitoza, Jonas Karlos de Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Accioly, Cecília Bastos da Costa |
Resumo: | Este trabalho apresenta cruzamentos entre autorias, percepções e dados coletados em trinta anos no ensinar/aprender aulas de ballet em ludicidade (Luckesi, 2002a). Ao perceber uma ausência na compreensão do ballet para crianças que, junto à dimensão técnica-interpretativa e de apreensão dos códigos, gere sentido e repercuta nas pessoas implicadas, moveu-se o interesse em, pelo exercício da ação interdisciplinar, explorar temas para a sistematização de um e-book conectivo, destinado a mediadores em aulas de dança para o público infantil. A produção do e book propõe articular conceitos e estimular a flexibilização e contextualização de saberes por meio de perguntas, respostas e sugestões de atividades. A intenção é colaborar para formação continuada e ampliação das possibilidades de atuação (sugestões práticas de atividades) de pares com interesse em ensinar/aprender aulas lúdicas, capazes de favorecer o desenvolvimento cognitivo e atender às necessidades múltiplas de existir, sentir, pensar/agir. Necessidades que são variadas e mutantes no mundo volátil (Hall, 2006). Com base nesses argumentos, pergunta-se: O ensino do ballet acompanha essas mudanças? A pesquisa aponta para a sistematização de uma didática não hegemônica e emancipatória (Freire, 1996). Como referência, Damásio (2000) ancora a proposta de desenvolvimento das potencialidades afetivas. Em um sentido amplo Lakoff e Johnson (1980, 1999) trazem a cognição não como sinonimo de “conhecimento” ou “inteligência”, mas como um processo complexo, ligado à experiência do corpo como um todo. (Rengel (2007), com a proposição de corponectivo, contribui para o entendimento de que corpo e mente não precisam se integrar, já que é corpomente ou mentecorpo, uno, integrados. Os procedimentos didático-metodológicos se pautam na abordagem qualitativa, combinada com revisão bibliográfica (Fachin, 2006). A pesquisa implicada em campo, munida dos dispositivos de produção de informação, tais quais observação, reflexão, formação e cruzamento entre autorias, por meio de escrita autoetnográfica (Ellis, 2004), busca, pela forma textual, não apenas apresentar dados coletados, mas presentificar as percepções colhidas pela autora na docência do ballet em escolas particulares de educação infantil, condomínios, estúdios de dança do Rio de Janeiro e principalmente da Bahia, vivência com pares e contextualização sociocultural. Utilizaram-se narrativas pessoais e reflexões como dados de pesquisa, para compor uma compreensão abrangente das práticas de ensino/aprendizagem do ballet, com o olhar de que o ensino do ballet para crianças deve ser motivador para elas e para quem as ensina. Como resultado, espera-se contribuir para que os mediadores se sintam seguros e conscientes de que as aulas podem gerar um diferencial positivo na sua própria vida, na dos educandos, na de suas famílias e de suas comunidades. |
Abstract: | This paper presents intersections between authorship, perceptions, and data collected over 30 years of teaching/learning ballet classes with a focus on playfulness (Luckesi, 2002a), considering the concept of playfulness as a state of fullness that enhances learning. Noticing a gap in understanding ballet for children that, alongside the technical-interpretative dimension and code apprehension, generates meaning and impacts the people involved, sparked the interest in exploring themes through interdisciplinary action to systematize a connective e-book aimed at mediators in dance classes for children. The e-book aims to articulate concepts and stimulate the flexibilization and contextualization of knowledge through questions, answers, and activity suggestions. The intention is to contribute to the continuous formation and expansion of action possibilities (practical activity suggestions) for peers interested in teaching/learning playful classes that foster cognitive development and address the multiple needs of existing, feeling, thinking/acting. These needs are varied and changing in a volatile world (Hall, 2006). Based on these arguments, the question arises: Does ballet teaching keep up with these changes? The research points towards the systematization of a non-hegemonic and emancipatory didactics (Freire, 1996). As a reference, (Damasio, 2000) anchors the proposal for the development of affective potentialities. In a broader sense, (Lakoff; Johnson, 1980, 1999) present cognition not as a synonym for "knowledge" or "intelligence," but as a complex process linked to the experience of the body as a whole. (Rengel, 2007), with the proposition of the "corponective," contributes to the understanding that body and mind do not need to integrate, as they are already a unified body-mind or mind-body. The didactic-methodological procedures are based on a qualitative approach, combined with a literature review (Fachin, 2006). The field research, equipped with information production devices such as observation, reflection, training, and cross-referencing authorships through autoethnographic writing (Ellis, 2004), seeks, through textual form, not only to present collected data but to make the perceptions gathered by the author in teaching ballet at private early childhood education schools, condominiums, dance studios in Rio de Janeiro, and mainly Bahia, experiences with peers, and sociocultural contextualization present. Personal narratives and reflections were used as research data to compose a comprehensive understanding of ballet teaching/learning practices. The perspective is that ballet teaching for children should be motivating for both them and their instructors. As a result, it is hoped to contribute to mediators feeling confident and aware that the classes can make a positive difference in their own lives, those of the students, their families, and their communities. |
Palavras-chave: | Ballet para crianças Formação de professores Ludicidade Desenvolvimento cognitivo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40291 |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tcc_completo_pdf__VERSO_FINAL_1.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 8,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PRODUÇÃO ACADÊMICA_GIOVANNA BADARÓ GALVÃO_VERSÃO FINAL.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
MATERIAL DIDÁTICO_GIOVANNA BADARÓ GALVÃO_VERSÃO FINAL.pdf | Produção técnica | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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