https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40278
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Celular em sala de aula: e agora pode, professor(a)? Situações de aprendizagem de Língua Inglesa por meio dos letramentos digitais em uma escola pública de Lauro de Freitas/Ba. |
Other Titles: | Cell phones in the classroom: and now is it possible, teacher? English language learning situations through digital literacies in a public school in Lauro de Freitas/Ba. |
metadata.dc.creator: | França, Leila Patrícia Bispo dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ramos, Fabiano Silvestre |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramos, Fabiano Silvestre |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Tiago Pellim da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Júlio Neves |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa surgiu da inquietação de uma professora de língua inglesa da escola básica que se viu impactada pela auto-heteroecoformação tecnológica (Freire; Leffa, 2016) e como este processo foi importante para passar pelo período pandêmico de forma mais suave. Visto que a pandemia de COVID-19 nos obrigou a buscar nos meios tecnológicos mecanismos para levar a educação até os estudantes, e dentre as maiores dificuldades deste processo estava a falta de letramento digital tanto de alunos quanto de professores. Nesse cenário, o celular (Smartphone) que até então era proibido na escola contexto desta pesquisa, se tornou um grande aliado neste período, visto que foi por meio deste que boa parte dos estudantes tiveram acesso ao conhecimento. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi refletir sobre como as práticas de letramentos digitais por meio do uso do celular em sala de aula podem ou não contribuir para o engajamento e o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Tendo como objetivos específicos: a) investigar como se dá o acesso dos estudantes às TDICs no contexto domiciliar e escolar; b) identificar como os estudantes veem o uso do celular em sala de aula e como o utilizam para a aprendizagem de Língua Inglesa; c) analisar como as situações de aprendizagem propostas, utilizando o celular como ferramenta, contribuíram ou não para o engajamento e o ensino aprendizagem língua inglesa; e d) refletir sobre como a inserção das tecnologias digitais tem contribuído para a minha auto-heteroecoformação tecnológica e melhoria da minha prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho (auto) etnográfica, cujos dados gerados por diversos instrumentos foram analisados interpretativamente por meio da triangulação dos dados. Como resultado, concluiu-se que o acesso ainda é um fator limitante para o uso das tecnologias, mas que essa dificuldade vem diminuindo em relação aos estudantes; que a maioria dos estudantes enxergam o celular como um facilitador de aprendizagens devido a sua ubiquidade e portabilidade, podendo ser utilizado para a aprendizagem de inglês por meio de aplicativos e sites da internet; que o uso do celular não foi um dissipador das aulas, pelo contrário, colaborou para o engajamento, para manter o contato com os estudantes e promoção da metodologia da sala de aula invertida e assim recuperar conteúdos não assimilados durante a pandemia em outros tempos e espaços além do escolar. Indicando também que se os professores buscarem metodologias de ensino que coloquem os estudantes em papéis mais ativos e centrais, diminui o risco de dispersão dos estudantes com os dispositivos móveis e que assim como a formação continuada em-serviço, a auto-heteroecoformação tecnológica do professor é de suma importância para darmos contas das demandas educativas da sociedade da informação e da cultura digital. Concluindo que esse processo auto-heteroecoformativo pode ajudar a diminuir a lacuna existente na formação docente para o uso das tecnologias, pois enquanto essa mudança maior ainda não ocorre por meio de políticas públicas para a formação tecnológica docente, podemos ir diminuindo as brechas ao aprendermos conosco, com os pares e com o meio. |
Abstract: | This research arose from the concern of an English language teacher at a basic school who found herself impacted by technological self-heteroecoformation (Freire; Leffa, 2016) and how this process was important to get through the pandemic period more smoothly. Since the COVID-19 pandemic forced us to look for mechanisms in technological means to bring education to students and one of the biggest difficulties in this process was the lack of digital literacy among both students and teachers. In this scenario, the cell phone (Smartphone), which until then was prohibited at school in the context of this research, became a great ally during this period, since it was through this that a large part of the students had access to knowledge. Therefore, the objective of this research was to reflect on how digital literacy practices using cell phones in the classroom may or may not contribute to engagement and teaching-learning of the English language. The specific objectives are: a) to investigate how students access TDICs at home and school context; b) identify how students see the use of cell phones in the classroom and how they use them to learn English; c) analyze how the proposed learning situations, using the cell phone as a tool, contributed or not to the engagement and teaching learning of the English language and d) reflect on how the insertion of digital technologies has contributed to my technological self-heteroecoformation and improvement of my pedagogical practice. This is research with a qualitative approach of an (auto) ethnographic nature. The data generated by various instruments were analyzed interpretively through data triangulation. As a result, it was concluded that access is still a limiting factor for the use of technologies, but that this difficulty has been decreasing in relation to students; that most students see cell phones as a learning facilitator due to their ubiquity and portability and can be used to learn English through applications and websites; that the use of cell phones was not a distraction from classes, on the contrary, it contributed to engagement, maintaining contact with students and promoting the flipped classroom methodology and thus recovering content not assimilated during the pandemic in other times and spaces beyond of the school. Also indicating that if teachers seek teaching methodologies that place students in more active and central roles, the risk of student dispersion with mobile devices decreases and that, as well as continued in-service training, the teacher's technological self-heteroecotraining is extremely important for us to meet the educational demands of the information society and digital culture. In conclusion, this self heteroecoformative process can help to reduce the existing gap in teacher training for the use of technologies, because while this greater change has not yet occurred through public policies for technological teacher training, we can reduce the gaps by learning from ourselves, with peers and with the environment. |
Keywords: | Letramentos digitais Celular (Smartphone) Língua Inglesa Escola pública Auto-heteroecoformação tecnológica do professor |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40278 |
Issue Date: | 17-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLINC) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação versão final Leila Patricia B dos S Franca.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | View/Open | |
ata_defesa_leila-franca_assinado_assinado_assinado_assinado.pdf | 165,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.