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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40206
Tipo: Tese
Título: O lado sensível da piaçava: a fibra negra quilombola no encontro com a arte e o design
Título(s) alternativo(s): The sensitive side of piassava: the quilombola black fiber in the encounter with art and design
Autor(es): Luedy Mendes, Maria
Primeiro Orientador: Almeida Souza, Paulo Fernando de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira de, Joice Saturnino
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee3: De Santana, Marise
metadata.dc.contributor.referee4: Barreto Biriba, Ricardo
metadata.dc.contributor.referee5: De Almeida Souza, Paulo Fernando
Resumo: Esta pesquisa deseja explorar a materialidade da palmeira Attalea funifera Martius, conhecida vulgarmente como piaçava ou piaçaba, enquanto fibra viva do quilombo de Jatimane, localizado no Baixo Sul da Bahia, Brasil, e seus desdobramentos inovadores. A partir de vivências artísticas e experiências que friccionam os campos do design e da arte, buscamos ampliar as affordances dessa matéria. Apresentamos uma abordagem histórica da materialidade da piaçava, desde a criação do quilombo, contextualizando-a por meio de objetos que representam a presença e sobrevivência africana no Brasil, especialmente os objetos têxteis, bem como seus conhecimentos técnicos ancestrais. Esta investigação utiliza métodos qualitativos como revisão de literatura, pesquisa-criação, estudos iconográficos e etnográficos, configurados através de uma residência artístico-científica. Envolvemos a comunidade local em vivências e trocas de saberes, buscando processos cocriativos e a construção de objetos têxteis, sobretudo utilizando resíduos do processo de limpeza e separação da fibra para atender aos padrões do mercado convencional. A pesquisa evidenciou os desdobramentos da fibra negra, revelando diversas possibilidades de uso, formas de reaproveitamento e desenvolvimento de objetos artísticos, principalmente tecelagens, modelagens e a fabricação de um tecido de piaçava, ampliando o potencial criativo das artesãs. Uma importante contribuição do estudo foi a possibilidade de repensar os processos de fabricação dos objetos de piaçava, agregando valores artísticos e de design, e ampliando a percepção da comunidade acerca de sua cultura projetual e relacional com a fibra negra. Esta pesquisa é especialmente útil para designers e artistas que desejam trabalhar com comunidades, trazendo o foco no terroir, na paisagem e na memória como eixos fundamentais para a cocriação em comunidades artesãs.
Abstract: This research aims to explore the materiality of the palm tree Attalea funifera Martius, commonly known as piaçava or piaçaba, as a living fiber of the Jatimane quilombo, located in the Southern Lowlands of Bahia, Brazil, and its innovative developments. Based on artistic experiences and experiences that cross the fields of design and art, we seek to expand the affordances of this subject. We present a historical approach to the materiality of piaçava, since the creation of the quilombo, contextualizing it through objects that represent the African presence and survival in Brazil, especially textile objects, as well as their ancestral technical knowledge. This investigation uses qualitative methods such as literature review, research-creation, iconographic and ethnographic studies, configured through an artistic-scientific residency. We involve the local community in experiences and exchanges of knowledge, seeking co-creative processes and the construction of textile objects, especially using waste from the fiber cleaning and separation process to meet conventional market standards. The research highlighted the developments of black fiber, revealing different possibilities of use, ways of reusing and developing artistic objects, mainly weaving, modeling and the manufacture of piassava fabric, expanding the creative potential of artisans. An important contribution of the study was the possibility of rethinking the manufacturing processes of piassava objects, adding artistic and design values, and expanding the community's perception of their design and relational culture with black fiber. This research is especially useful for designers and artists who wish to work with communities, focusing on terroir, landscape and memory as fundamental axes for co-creation in artisan communities.
Palavras-chave: piaçava; matéria, quilombo; terroir; cocriação em arte e design.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: universidade federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Citação: MENDES, Maria Luedy. O lado sensível da piaçava: a fibra negra quilombola no encontro com a arte e o design. 2024. 302 f. Tese (Doutorado) - Curso de Artes Visuais, Pós - Graduaçao, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. Cap. 5.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40206
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

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