Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40098
Tipo: Tese
Título: O desenvolvimento fonético-fonológico do inglês como língua não nativa por crianças em fase aquisicional do PB
Título(s) alternativo(s): The phonetic-phonological development of English as a non-native language by children acquiring the Brazilian Portuguese
Autor(es): Lima, Joceli Rocha
Primeiro Orientador: Teixeira, Elizabeth Reis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Kupske, Felipe Flores
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Elizabeth Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Perozzo, Reiner Vinícius
metadata.dc.contributor.referee3: Rapp, Carola
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Josane Moreira de
Resumo: Os processos de simplificação fonológica que caracterizam o desenvolvimento fonético-fonológico do inglês, como língua não nativa (LNN), por crianças em fase aquisicional do português brasileiro (PB), como língua nativa (LN), são investigados nesta tese. As crianças foram expostas ao inglês-LNN na creche que frequentavam no campus universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, por intermédio do projeto de pesquisa institucional POACE Project – Promovendo a Comunicação Oral em Inglês: Projeto creche, coordenado pela autora deste estudo. As crianças frequentavam encontros semanais com duração de uma hora, coordenados pela equipe executora do referido projeto. As atividades envolvendo a língua inglesa na creche viabilizaram a geração dos dados que compõem o arquivo de informações analisadas nesta pesquisa. Esses dados referem-se à simplificação fonético-fonológica do inglês em um contexto bilíngue onde o PB-LN e o inglês-LNN estavam atuando. A discussão teórica é baseada na visão Complexa de língua e de desenvolvimento de língua (Beckner et al., 2009; Kupske, 2016, 2017; Larsen-Freeman, 1997, 2007; Paiva, 2014) que concernem tanto ao âmbito individual quanto ao das interações sociais que englobam esse fenômeno, causando a percepção da língua, das crianças desenvolvendo essa língua e dos dados por elas produzidos em uma escala horizontal de importância; na constituição da fonologia pelo uso (Bybee, 2006, 2016), o que permite ao falante extrair do ambiente os padrões linguísticos que constituirão sua gramática e sua fala; no bilinguismo, que fomenta a discussão acerca da influência mútua entre as línguas (Grosjean, 2003; Souza, 2012, 2021) e, por fim, nos processos de simplificação fonológica que caracterizam o desenvolvimento do inglês-LN (Ingram, 1981, 1986, 1989[1976]) e do PB (Teixeira, 2009, 2011, 2015, 2020). A classificação de processos fonológicos da última autora foi usada como referência para a análise dos dados. A análise revelou que as crianças da pesquisa realizaram: (a) processos e estratégias implementacionais coincidentes; (b) processos coincidentes, mas com estratégias diferentes e; (c) processos e estratégias exclusivos do contexto inglês-LNN.
Abstract: The processes of phonological simplification which characterize the phonetic-phonological development of English, as a non-native language (NNL), by children in the acquisition phase of Portuguese as a native language (NL) are investigate in this dissertation. The children underwent the experience of having contact with the English NNL in the daycare they attended. This happened on the university campus of the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, through the institutional research project identified as POACE Project – Promoting Oral Communication in English: Daycare Project, coordinated by the author of this study. The children attended one-hour weekly meetings, which were coordinated by the project team members. The activities involving the English language in the daycare enabled the gathering of data that compiled the information file analyzed in this research. These data refer to the phonetic-phonological simplification of English in a bilingual context where both Brazilian Portuguese NL and English NNL were in use. The theoretical discussion is based on the Complex view of language and language development (Beckner et al., 2009; Kupske, 2016, 2017; Larsen-Freeman, 1997, 2007; Paiva, 2014) which concern both he individual scope and the social interactions that encompass this phenomenon, causing the perception of the language, of the children developing that language, and of the data produced by them on a horizontal scale of importance. I also discussed the constitution of phonology through its use (Bybee, 2006, 2016), which allows the speakers to extract the linguistic patterns from the environment that will constitute their grammar and speech, and also the bilingualism which encourages the discussion about the mutual influence between languages (Grosjean, 2003; Souza, 2012, 2021). Finally, the phonological simplification processes that characterize the development of English NL (Ingram, 1981, 1986, 1989[1976]) and of Brazilian Portuguese NL (Teixeira, 2009, 2011, 2015, 2020). The classification of phonological processes of the later author was used as the reference for the data analysis. The analysis revealed that the children in the study used: (a) processes and implementational strategies that were coincident; (b) coincident processes, but different implementational strategies and; (c) processes and strategies that were typical of the English NNL context.
Palavras-chave: Língua(gem) e complexidade
Língua e uso
Biliguismo
Desenvolvimento fonético-fonológico
Simplificação fonológica
Processo fonológico
Phonological process
Complexidade
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::LINGUÍSTICA::PSICOLINGUÍSTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Citação: LIMA, Joceli Rocha. O desenvolvimento fonético-fonológico do inglês como língua não nativa por crianças em fase aquisicional do PB. Orientadora: Elizabeth Reis Teixeira. 2024. 337 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40098
Data do documento: 12-Abr-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joceli Rocha Lima tese.pdfTese Joceli Rocha Lima3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.