Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40089
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições de um projeto de extensão para a questão da reconstrução da democracia no Brasil hoje
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta as características, a base teórica, os objetivos, a metodologia e alguns resultados do projeto de extensão “Educação, teorias críticas e processos emancipatórios”, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia entre 2018 e 2023, na cidade de Salvador. O artigo mostra como o projeto desenvolveu, junto com os agentes sociais atendidos, algumas reflexões sobre questões políticas urgentes no Brasil hoje, tanto para a democracia como para os movimentos sociais, especialmente neste momento de luta contra a hegemonia fascista. O artigo mostra como o projeto se inspirou teoricamente no humanismo crítico, definido aqui como uma grande abordagem e não como teoria específica. Dentro desta abordagem geral, a principal referência teórico-metodológica usada neste projeto de extensão foram as teorias latino-americanas da libertação, especialmente a educação popular. Finalmente apresenta como resultados qualitativos as reflexões desenvolvidas ao longo do projeto com os agentes dos movimentos sociais, sobre quatro questões: 1. A extrema-direita no poder; 2. O papel da classe média na reconstrução da democracia; 3. O que é o estado; 4. A democracia participativa.
Abstract: This article presents the characteristics, theoretical basis, objectives, methodology and some results of the extension project “Education, critical theories and emancipatory processes”, developed at the Federal University of Bahia between 2018 and 2023, in the city of Salvador. The article shows how the project developed, together with the social agents served, some reflections on urgent political issues in Brazil today, both for democracy and social movements, especially at this time of struggle against fascist hegemony. The article shows how the project was theoretically inspired by critical humanism, defined here as a broad approach and not as a specific theory. Within this general approach, the main theoretical-methodological reference used in this extension project was Latin American liberation theories, especially popular education. Finally, it presents as qualitative results the reflections developed throughout the project with agents of social movements, on four issues: 1. The extreme right in power; 2. The role of the middle class in rebuilding democracy; 3. What is the state; 4. Participatory democracy.
Keywords: Extensão universitária
extrema-direita
educação popular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UESB
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40089
Issue Date: 20-Jun-2024
Appears in Collections:Folheto (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A QUESTÃO.pdf305,43 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.