https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40040
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Transformando questões de proporcionalidade do ENEM em atividades de investigação: um experimento com alunos do 3º ano do ensino médio. |
Otros títulos : | Transforming ENEM proportionality questions into research activities: an experiment with 3rd year high school students. |
metadata.dc.creator: | Rios, Henrique Plínio Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Graça Luzia Dominguez |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Graça Luzia Dominguez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Jamille Vilas Bôas de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Malheiro, Elaís Cidely Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Essa dissertação visa apresentar e analisar a elaboração e implementação de uma ferramenta pedagógica, um Produto Educacional, no qual questões do ENEM, que têm a proporcionalidade como base resolutiva, foram abertas em Atividades Investigativas. O referido produto pode ser aplicado não apenas em turmas do Ensino Médio, mas também nas séries finais do Ensino Fundamental, em razão de ser nessa etapa escolar que se aborda o tema proporcionalidade. O conteúdo e a abordagem de ensino inovadora escolhidos visam contribuir para aprimorar a compreensão dos alunos sobre questões do ENEM que podem ser resolvidas através da proporcionalidade, visto que a literatura relata dificuldades na interpretação de tais questões. O estudo é de natureza qualitativa, os dados foram produzidos por intermédio de um experimento de ensino para implementação do Produto Educacional em uma turma do 3º ano matutino do ensino médio regular do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, na cidade de Camaçari-Ba. Durante a implementação do Produto Educacional verificou-se que apesar do estranhamento inicial dos alunos com tarefas de teor investigativo, gradativamente eles aceitaram o convite, perceptível pelo aumento de interesse e engajamento para conclusão das atividades. Dessa forma, estabeleceu-se um ambiente de aprendizagem cooperativo, com o envolvimento de todos os atores - alunos/alunos e alunos/professor - no qual o professor atuou como mediador e os discentes como protagonistas do processo educativo. |
Resumen : | This paper intends to introduce the elaboration and execution of one standard pedagogical tool, an Educational Product, which concerns about questions from ENEM, it has the proportionality in mathematics teaching as the answer base, for this reason these questions were used at Researching Activities. This study experience can be used not only in High School groups, but also in ending grades of elementary schools, because proportionality in Mathematics is common to start at this final educational process. The subject and the approach of this innovative teaching that were selected they goal to contribute and improve the student’s comprehension about ENEM’s question. And these questions were focused on proportionality, because the literature demonstrates the misunderstanding that happens among the students. The study is qualitative in nature, the data were produced through a teaching experiment to implement the Educational Product in a 3rd year morning class of regular high school at Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, in the city of Camaçari-Ba. Along the implementation of this Educational Tool was verified an initial weirdness because it was an investigative task, but progressively the students accepted this request, and it was perceptible because the students showed their contribution and they committed themselves to complete the tasks. In this way, a collaborative learning environment was formed with all actors that were participating of this pedagogical tool (students/students and students/teacher), whereupon the teacher acted as a mediator and the students as protagonist inside this educational process. |
Palabras clave : | Atividades investigativas Proporcionalidade Ensino de matemática ENEM |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citación : | RIOS, Henrique Plínio Santos. Transformando questões de proporcionalidade do ENEM em atividades de investigação: um experimento com alunos do 3º ano do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40040 |
Fecha de publicación : | 11-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PROFMAT) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HENRIQUE RIOS - DISSERTAÇÃO.MESTRADO.pdf | 985,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.