Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40031
Tipo: Tese
Título: Inglês como língua franca na formação inicial de professores: de implicações a aplicações
Título(s) alternativo(s): English as a lingua franca in pre-service teacher education: from implications to applications
Autor(es): Alves, Polyanna Castro Rocha
Primeiro Orientador: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Rajagopalan, Kanavillil
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra, Luís Sérgio Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee5: Calvo, Luciana Cabrini Simões
Resumo: A importância do Inglês como Língua Franca (ILF) no panorama sociolinguístico atual traz uma série de implicações pedagógicas que ainda não lograram a repercussão desejada na agenda do Ensino de Língua Inglesa (ELI). Posto que a formação inicial constitui momento e espaço oportunos para que os futuros professores de inglês passem por um processo de reavaliação de suas crenças e convicções sobre o uso, ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI), o presente trabalho de tese busca investigar, de maneira intervencionista, como a abordagem transformadora para a formação de professores conscientes do ILF impacta a percepção e as ações pedagógicas de alunos-professores do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas da UNEB/DCH-VI em componentes curriculares de estágio supervisionado. Com o intuito de diminuir a lacuna existente entre as descobertas das pesquisas acadêmicas e as aplicações práticas em sala de aula, o estudo em pauta apresenta-se metodologicamente fundamentado na pesquisa-ação e foi realizado com a participação cooperativa de 15 (quinze) estagiários ao longo do período em que cursaram os componentes Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II. Os dados foram gerados por meio de variados instrumentos de pesquisa e foram analisados qualitativamente sob múltiplas nuances com vistas a capturar a amplitude possível dentro do espaço/tempo da investigação. Este trabalho, alinhado às teorizações do ILF made in Brazil (Duboc, 2019; Duboc; Siqueira, 2020), fundamentou-se em autores internacionais e nacionais afiliados ao campo de estudos do ILF, a exemplo de Jenkins (2015), Sifakis (2007, 2009, 2017), Bayyurt e Dewey (2020) Cavalheiro; Guerra e Pereira (2021); Siqueira (2020a, 2020b); e Gimenez; El Kadri e Calvo (2018). Por possibilitar a investigação das origens dos processos dominantes que causam opressão e marginalização no ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a literatura relacionada aos estudos e perspectivas decoloniais também foi considerada, com contribuições de autores como Sousa Santos (2007), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Mignolo (2008, 2011); Walsh; Oliveira e Candau (2018), Kumaravadivelu (2016), Menezes de Souza e Duboc (2021), Mota-Pereira (2022a, 2022b), entre outros de relevância similar. Os resultados evidenciaram que a partir da imersão em um processo de conscientização sobre o ILF, os alunos-professores construíram, gradualmente, uma compreensão mais abrangente e aprofundada do significado desse fenômeno e suas idiossincrasias, das formas de como aplicá-lo em contextos de ensino locais, bem como das vantagens e desafios associados à sua integração em sala de aula. Para mais, os participantes apresentaram sinais de reorientação crítica de suas identidades como futuros professores não-nativos de inglês e se mostraram motivados e dispostos a fazer prosperar o diálogo entre o ILF e o ILE em suas práticas de ensino futuras.
Abstract: The significance of English as a Lingua Franca (ELF) in today’s sociolinguistic landscape brings forth several pedagogical implications that have not yet achieved the desired impact in the English Language Teaching (ELT) agenda. Recognizing that pre-service teacher education offers a timely opportunity for prospective English teachers to reassess their beliefs and convictions regarding the use, teaching, and learning of English, this thesis aims to investigate, through an interventionist approach, how an ELF-aware pre-service teacher education transformative model impacts the perception and pedagogical actions of student-teachers enrolled in the English Language and Literature program at UNEB/DCH-VI in Supervised Practicum courses. To bridge the gap between academic research findings and practical classroom applications, the study at hand is methodologically grounded in action research and was conducted with the cooperative participation of 15 pre-service teachers throughout their enrollment in Supervised Practicum I and Supervised Practicum II courses. Data were generated through various research instruments and qualitatively analyzed under multiple nuances to capture the widest possible scope within the space/time constraints of the investigation. This work, aligned with the theorizations of ELF feito no Brasil (Duboc, 2019; Duboc; Siqueira, 2020), draws on both international and national authors affiliated with the field of ELF studies, including Jenkins (2015), Sifakis (2007, 2009, 2017), Bayyurt and Dewey (2020), Cavalheiro; Guerra and Pereira (2021); Siqueira (2020a, 2020b); and Gimenez; El Kadri and Calvo (2018). Additionally, literature related to decolonial studies and perspectives was also considered, enabling the investigation of the origins of dominant processes that cause oppression and marginalization in the teaching of English as a Foreign Language (EFL). This included contributions from authors such as Sousa Santos (2007), Castro-Gómez and Grosfoguel (2007), Mignolo (2008, 2011); Walsh; Oliveira and Candau (2018), Kumaravadivelu (2016), Menezes de Souza and Duboc (2021), Mota-Pereira (2022a, 2022b), among others of similar relevance. The results revealed that through immersion in a process of raising ELF-awareness, student-teachers gradually developed a broader and deeper understanding of the significance of this phenomenon and its idiosyncrasies, as well as how to apply it in local teaching contexts, along with the advantages and challenges associated with its integration in the classroom. Furthermore, participants showed signs of critical reorientation of their identities as future non-native English teachers and demonstrated motivation and willingness to foster an ELF-EFL dialogue in their future teaching practices.
Palavras-chave: Inglês como língua franca
Conscientização sobre o ILF
Formação inicial de professores de inglês;
Ensino de língua inglesa
ILF made in Brazil.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Citação: ALVES, Polyanna Castro Rocha. Inglês como Língua Franca na Formação Inicial de Professores: de Implicações a Aplicações. 2024. 281f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, Bahia, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40031
Data do documento: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Polyanna Castro Rocha Alves_Tese_2024.pdfTrabalho de Tese - Versão Final3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.