Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40021
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estado nutricional por diferentes parâmetros e sua associação com a gravidade e complicações clínicas da Doença Hepática Crônica em pacientes hospitalizados
Autor(es): Bento Junior, Paulo Cesar Tanuri
Primeiro Orientador: Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Batista, Ana Clara Vital
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee2: Boulhosa, Ramona Souza da Silva Baqueiro
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Thaisy Cristina Honorato Santos
Resumo: Introdução: Pacientes com Doença Hepática Crônica (DHC) desnutridos possuem pior prognóstico. A prevalência de desnutrição pode variar de acordo com a gravidade e o instrumento de avaliação utilizado. Objetivo: Investigar a prevalência de desnutrição e a associação entre o estado nutricional obtido por diferentes parâmetros com a gravidade e complicações clínicas da DHC. Métodos: Estudo transversal com 83 pacientes adultos, de ambos os sexos, com DHC e hospitalizados, realizado no período de 2022 a 2023. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos e nutricionais. O estado nutricional foi avaliado por meio do instrumento de Semiologia Nutricional Sistematizada (SNS), Avaliação Subjetiva Global (ASG), critérios do Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM), Índice de Massa Muscular (IMC) e Circunferência Muscular do Braço (CMB). A gravidade da DHC foi determinada por meio dos escores de Child-Pugh e MELD. Resultados: A ASG classificou 86,4% dos pacientes como desnutridos, enquanto a CMB identificou 76,8%, a SNS 66,3%, o GLIM 60,2% e o IMC 44,6%. A prevalência de desnutrição foi maior entre pacientes com Child-Pugh B e C e MELD <15, e que apresentavam complicações clínicas. Houve associação significante entre desnutrição avaliada pela SNS, ASG e GLIM e gravidade da DHC; desnutrição segundo a ASG apresentou associação com a presença de ascite; desnutrição segundo o GLIM possui associação com a presença de síndrome de hipertensão portal (SHP) e ascite. Inadequação do IMC e CMB não estiveram associadas com gravidade ou complicações da DHC. Conclusões: Esse estudo identificou alta prevalência de desnutrição em pacientes com DHC, principalmente entre os pacientes mais graves e com presença de complicações clínicas. O diagnóstico nutricional a partir dos instrumentos SNS, ASG e GLIM apresentou associação significante com a gravidade e complicações clínicas, como ascite e SHP.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Estado nutricional
Doença hepática crônica
Gravidade da doença
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Nutrição
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40021
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência em Nutrição Clínica (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCR_Paulo_Tanuri_final.pdf
  Until 2026-03-01
Trabalho de Conclusão da Especialização378,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.