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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39999
Tipo: Tese
Título: Aprenda Latim direito: reflexões sobre a prática docente de um professor em formação e desenvolvimento de uma proposta metodológica para cursos de latim jurídico
Autor(es): Bernal, Silvio Wesley Rezende
Primeiro Orientador: Santos Sobrinho, José Amarante
metadata.dc.contributor.referee1: Gordilho Filho, Heron José de Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Porfírio, Lucielen
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Luciene Lages
metadata.dc.contributor.referee4: Simões, Vivian Gregores Carneiro Leão
metadata.dc.contributor.referee5: Santos Sobrinho, José Amarante
Resumo: A área de estudos clássicos no Brasil está experimentando um notável crescimento nas últimas décadas, evidenciado pela prolífica produção bibliográfica em diversas áreas. Nossa pesquisa se insere nesse contexto e se desdobra em duas vertentes: em primeiro lugar, observamos, na condição de orientandos de iniciação científica e monitor, a elaboração de um material didático para o ensino de latim denominado Latinitas, desenvolvido pelo professor José Amarante. Em segundo lugar, atuando como professor em formação no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Letras da UFBA (NUPEL), concebemos e implementamos um material didático voltado para o ensino de latim destinado ao público jurídico. Nesse ínterim, percebemos que nossa pesquisa se voltava também para a reflexão acerca da formação do professor, de modo que observamos que reflexões de caráter autobiográfico também se faziam relevantes para uma análise mais profunda dos processos que envolvem as concepções de ensino, de aprendizagem e as metodologias empregadas no cotidiano de sala de aula e, consequentemente, na produção do próprio material. Assim, esta tese se propõe: a ponderar sobre questões autobiográficas, tomadas numa perspectiva de análise da influência que a vivência educacional tem sobre o indivíduo, seja ele consciente ou não desse processo; a refletir sobre o papel da extensão como importante linha de auxílio para a formação de professores, em especial para cursos de letras clássicas, que muitas vezes não contam com esse espaço para discussão de práticas docentes; e, por fim, apresentar como produto final uma proposta metodológica para ensino de latim jurídico, analisando criticamente os processos de concepção desse material.
Abstract: The field of classical studies in Brazil has been experiencing notable growth in recent decades, as evidenced by prolific bibliographic production across various areas. Our research is situated within this context and unfolds in two main strands: firstly, as undergraduate research fellows and teaching assistants, we observed the development of a didactic material for Latin instruction called 'Latinitas,' created by Professor José Amarante. Secondly, as trainee professors at the Research and Extension Center in Languages at UFBA (NUPEL), we conceived and implemented a didactic material tailored for teaching Latin to a legal audience. In the process, we realized that our research also extended to the reflection on teacher education. We observed that autobiographical reflections became relevant for a deeper analysis of the processes involving teaching and learning concepts, methodologies employed in the everyday classroom, and, consequently, in the production of the material itself. Thus, this thesis aims to: contemplate autobiographical issues, viewed from a perspective analyzing the influence of educational experiences on the individual, whether conscious or unconscious of this process; reflect on the role of extension as an important support line for teacher education, especially for classical studies programs, which often lack spaces for discussing teaching practices; and, finally, present as a final product a methodological proposal for teaching legal Latin, critically analyzing the conception processes of this material.
Palavras-chave: Latim jurídico
Material didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39999
Data do documento: 20-Mar-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

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