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Tipo: Dissertação
Título: Estimulação transcraniana por corrente contínua e aprendizagem motora de fala: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Transcranial direct current stimulation and speech motor learning: An integrative review
Autor(es): Cardoso, Maria Luiza da Conceição
Primeiro Orientador: Lessa, Marcus Miranda
Segundo Orientador: Ponte, Natalie Argolo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barreto, Carolina Cincurá
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Iglesias, Érika Pérez
metadata.dc.contributor.referee1: Goulardins, Juliana Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Barreto, Carolina CIncurá
metadata.dc.contributor.referee3: Lessa, Marcus Miranda
Resumo: A existência da fala requer primariamente organização, planejamento e controle motor dos órgãos fonoarticulatórios abrangidos. Assim como outras funções do corpo humano, a fala é desenvolvida a partir de aspectos cognitivos e de aprendizado motor, que pode encontrar-se alterado e desfavorecer a evolução desse processo aquisitivo. Quando o processo de aprendizagem motora de fala é alterado tem-se repercussão direta na produção dos sons. Após a identificação da causa da alteração na fala, geralmente buscam-se intervenções terapêuticas para auxiliar no processo habitual de aprendizagem motora de fala, e junto a essas intervenções existem tratamentos complementares como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS), que em conjunto com terapias podem favorecer a maturação das determinadas habilidades estimuladas. Por conseguinte, temos como objetivo geral, avaliar os efeitos do uso da tDCS, como intervenção complementar no aprendizado motor de fala. O estudo seguiu a metodologia das diretrizes PRISMA em conjunto com a estratégia PICO, com o intuito de guiar a presente revisão de escopo. A busca nas bases de dados foram entre os anos de 2013 a 2023. As bases de dados utilizadas foram PubMed (Medline), Bireme e Embase (pelos periódicos Capes). Em que, foram utilizados os descritores: “Transcranial Direct Current Stimulation”, suas respectivas abreviações juntamente com o termo “Motor and learning speech” seguido do operador booleano “and”. Os critérios de elegibilidade foram: estudos em inglês, português ou espanhol; estudos de intervenção; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; pesquisas experimentais; livros e teses disponíveis na íntegra. Os artigos encontrados variaram o foco do uso do tDCS para o favorecimento da aprendizagem motora de fala em aspectos relacionados às áreas cerebrais estimuladas e os parâmetros de utilização do seu uso.
Abstract: The existence of speech primarily requires organization, planning and motor control of the phonoarticulatory organs covered. Like other functions of the human body, speech is developed from cognitive and motor learning aspects, which can be altered and hinder the evolution of this acquisition process. When the speech motor learning process is altered, it has a direct impact on the production of sounds. After identifying the cause of the speech change, therapeutic interventions are generally sought to assist in the usual speech motor learning process, and alongside these interventions there are complementary treatments such as Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS), which together with Therapies can favor the maturation of certain stimulated skills. Therefore, our general objective is to evaluate the effects of using tDCS as a complementary intervention in speech motor learning. The study followed the methodology of the PRISMA guidelines in conjunction with the PICO strategy, with the aim of guiding this scoping review. The search in the databases was between the years 2013 and 2023. The databases used were PubMed (Medline), Bireme and Embase (by Capes journals). In which, the descriptors were used: “Transcranial Direct Current Stimulation”, their respective abbreviations together with the term “Motor and learning speech” followed by the Boolean operator “and”. The eligibility criteria were: studies in English, Portuguese or Spanish; intervention studies; clinical trials; systematic reviews; experimental research; books and theses available in full. The articles found varied the focus on the use of tDCS to promote speech motor learning in aspects related to the brain areas stimulated and the parameters for its use.
Palavras-chave: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Aprendizagem
Motor
Fala
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Ciências da Saúde (POS_CIENCIAS_SAUDE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39951
Data do documento: 29-Fev-2024
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