Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Maria Luiza da Conceição-
dc.date.accessioned2024-08-21T17:16:22Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-08-21T17:16:22Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39951-
dc.description.abstractThe existence of speech primarily requires organization, planning and motor control of the phonoarticulatory organs covered. Like other functions of the human body, speech is developed from cognitive and motor learning aspects, which can be altered and hinder the evolution of this acquisition process. When the speech motor learning process is altered, it has a direct impact on the production of sounds. After identifying the cause of the speech change, therapeutic interventions are generally sought to assist in the usual speech motor learning process, and alongside these interventions there are complementary treatments such as Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS), which together with Therapies can favor the maturation of certain stimulated skills. Therefore, our general objective is to evaluate the effects of using tDCS as a complementary intervention in speech motor learning. The study followed the methodology of the PRISMA guidelines in conjunction with the PICO strategy, with the aim of guiding this scoping review. The search in the databases was between the years 2013 and 2023. The databases used were PubMed (Medline), Bireme and Embase (by Capes journals). In which, the descriptors were used: “Transcranial Direct Current Stimulation”, their respective abbreviations together with the term “Motor and learning speech” followed by the Boolean operator “and”. The eligibility criteria were: studies in English, Portuguese or Spanish; intervention studies; clinical trials; systematic reviews; experimental research; books and theses available in full. The articles found varied the focus on the use of tDCS to promote speech motor learning in aspects related to the brain areas stimulated and the parameters for its use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstimulação Transcraniana por Corrente Contínuapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subject.otherTranscranial Direct Current Stimulationpt_BR
dc.subject.otherlearningpt_BR
dc.subject.othermotorpt_BR
dc.subject.otherspeechpt_BR
dc.titleEstimulação transcraniana por corrente contínua e aprendizagem motora de fala: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeTranscranial direct current stimulation and speech motor learning: An integrative reviewpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências da Saúde (POS_CIENCIAS_SAUDE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Lessa, Marcus Miranda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5003-0828pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441151387818194pt_BR
dc.contributor.advisor2Ponte, Natalie Argolo Pereira-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7213-9912pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7923303634308360pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barreto, Carolina Cincurá-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-52646642pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7512242404568383pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Iglesias, Érika Pérez-
dc.contributor.advisor-co2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6797-7567pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161180124521520pt_BR
dc.contributor.referee1Goulardins, Juliana Barbosa-
dc.contributor.referee2Barreto, Carolina CIncurá-
dc.contributor.referee3Lessa, Marcus Miranda-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3412-5322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317734341959381pt_BR
dc.description.resumoA existência da fala requer primariamente organização, planejamento e controle motor dos órgãos fonoarticulatórios abrangidos. Assim como outras funções do corpo humano, a fala é desenvolvida a partir de aspectos cognitivos e de aprendizado motor, que pode encontrar-se alterado e desfavorecer a evolução desse processo aquisitivo. Quando o processo de aprendizagem motora de fala é alterado tem-se repercussão direta na produção dos sons. Após a identificação da causa da alteração na fala, geralmente buscam-se intervenções terapêuticas para auxiliar no processo habitual de aprendizagem motora de fala, e junto a essas intervenções existem tratamentos complementares como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS), que em conjunto com terapias podem favorecer a maturação das determinadas habilidades estimuladas. Por conseguinte, temos como objetivo geral, avaliar os efeitos do uso da tDCS, como intervenção complementar no aprendizado motor de fala. O estudo seguiu a metodologia das diretrizes PRISMA em conjunto com a estratégia PICO, com o intuito de guiar a presente revisão de escopo. A busca nas bases de dados foram entre os anos de 2013 a 2023. As bases de dados utilizadas foram PubMed (Medline), Bireme e Embase (pelos periódicos Capes). Em que, foram utilizados os descritores: “Transcranial Direct Current Stimulation”, suas respectivas abreviações juntamente com o termo “Motor and learning speech” seguido do operador booleano “and”. Os critérios de elegibilidade foram: estudos em inglês, português ou espanhol; estudos de intervenção; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; pesquisas experimentais; livros e teses disponíveis na íntegra. Os artigos encontrados variaram o foco do uso do tDCS para o favorecimento da aprendizagem motora de fala em aspectos relacionados às áreas cerebrais estimuladas e os parâmetros de utilização do seu uso.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado com correção após defesa com ficha catalográfica e folha de aprovação - Maria Luiza da Conceição Cardoso.pdf770,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.