Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39939
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Microbiota materna na prevenção da alergia alimentar em lactentes e crianças: uma revisão integrativa
Autor(es): Garcia, Ana Graziela Oliveira
Primeiro Orientador: Valois, Sandra Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Carolina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Karine Brito Beck da
Resumo: A colonização da microbiota se inicia ainda durante o período gestacional, sendo moldada durante a vida de acordo com hábitos de vida. Estudos prévios relacionam a sua composição com algumas doenças e alterações imunológicas, podendo ser fundamental para a prevenção de algumas delas. A alergia alimentar em crianças, devido a restrição alimentar, leva a um grande impacto na vida dos pacientes, tanto nutricional quanto social e econômico. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura acerca da relação da microbiota materna na prevenção da alergia alimentar em crianças e lactentes. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed-MedLine e BVS-Lilacs, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, utilizando as palavras chaves "pregnant women", “food hypersensitivity”, “microbiota” e seus respectivos termos equivalentes, em inglês e português. Com a estratégia de busca foram encontrados inicialmente 68 artigos, sendo selecionadas três publicações após exclusões por critérios pré-definidos. A presença do gênero Prevotella na microbiota materna foi significativamente maior no grupo sem alergia alimentar em dois trabalhos, sendo também significativamente maior a presença do gênero Holdemania nas amostras fecais das genitoras desses grupos. Apesar de não ser considerado um fator protetor, a microbiota materna apresentou uma maior diversidade entre os grupos de crianças sem alergia alimentar. Com base nos achados, não há um consenso sobre o grupo de bactérias colonizadoras maternas como fator de proteção, porém a manutenção de uma microbiota saudável durante o período gestacional parece ser a chave para essa relação.
Palavras-chave: Hipersensibilidade alimentar
Alergia alimentar
Gestação
Microbiota
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Nutrição
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39939
Data do documento: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência em Nutrição Clínica (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Graziela Oliveira Garcia. TCC - especialização.pdfAna Graziela Oliveira Garcia. TCC - especialização534,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.