Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Edvard-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:01:37Z-
dc.date.available2024-08-14T16:01:37Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870-
dc.description.abstractThe thesis identifies the existence of a poetics - understood as a collective creative process - unique to the city of Salvador, developed and preserved through its cycle of popular festivities, highlighting the characterization of one of its main manifestations: the art of the trio elétrico. It closely examines the impacts of the “trilétrica” revelry on the theatrical practices of the city and identifies key aesthetic principles that defined a prosperous period for Bahian theater at the end of the 20th century. Using the practice-as-research method, these principles are applied in a theatrical experiment that hybridizes theater and carnival in an itinerant musical through the streets of Pelourinho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCnpqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpoéticapt_BR
dc.subjectcidade do Salvadorpt_BR
dc.subjecttrielétricapt_BR
dc.subjectteatro na Bahiapt_BR
dc.subjectcarnavalpt_BR
dc.subject.otherpoeticspt_BR
dc.subject.othercity of Salvadorpt_BR
dc.subject.othertrieletricpt_BR
dc.subject.othertheater in Bahiapt_BR
dc.subject.othercarnivalpt_BR
dc.titleSoteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.pt_BR
dc.title.alternativeSoteropoetic: matrix of the carnival theater of Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Cleise Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254515632777734pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara, Paulo Henrique Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921000319804260pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Paulo César Miguez de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768235310676630pt_BR
dc.contributor.referee3Serra, Ordep José Trindade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597407671566836pt_BR
dc.contributor.referee4Moura, Milton de Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879378270313495pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5299277618123064pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4711824064642269pt_BR
dc.description.resumoA tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdfTese de doutorado de Edvard Passos em dois volumes.10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.