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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelevedove, Késia Zoteli de Oliveira,-
dc.creatorLima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.date.accessioned2024-08-13T20:33:30Z-
dc.date.available2024-08-13T20:33:30Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationDELEVEDOVE, Késia Zoteli de Oliveira. Produção técnica-tecnológica: Construindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensão. 2023. Orientadora: Tatiana Polliana Pinto de Lima. 146 f. il. Projeto de Intervenção (Programa de Pós-graduação em Linguagens, Currículo e Inovações Pedagógicas), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39840-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAtividades de extensãopt_BR
dc.titleConstruindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensãopt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA Produção técnica-tecnológica “Construindo novos caminhos na educação profissional tecnológica de nível médio através da extensão” advém das narrativas de docentes do Ifes campus Nova Venécia em decorrência de uma pesquisa colaborativa, parte integrante do Projeto de Intervenção da pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação (MPED) da UFBA. Para tanto, a pesquisa investigou os desafios da extensão no contexto atual, no lócus da pesquisa, bem como a percepção dos partícipes acerca da curricularização da extensão na EPT de nível médio, especificamente o Ensino Médio Integrado (EMI), e, como isto pode contribuir para a formação omnilateral. Como resultado obtido, identificou-se que unanimemente a extensão precisa ser vinculada no currículo, de modo que os discentes atuem em equipe executora potencializando a formação omnilateral. A PTT apresentada neste estudo propõe um roteiro, organizado em etapas, norteada pelo ciclo PDCA (Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir)), sendo esta uma ferramenta de gestão de qualidade contínua, que propõe um planejamento, a execução, a verificação das ações confrontando o plano com o contexto encontrado e ação, com o intuito incluir a extensão, efetivamente, no currículo do EMI, podendo, também, ser inspiração para outros níveis educacionais. Contudo, entendemos que independente da estratégia implementada, a concretude da curricularização da extensão exige um processo contínuo de formação de servidores, disposição estrutural e de avaliação processual.pt_BR
dc.audience.educationlevelGraduaçãopt_BR
dc.type.otherPRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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