Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39678
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A Arte Decorativa de Ontem: táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista
Other Titles: The Decorative Arts of Yesterday: Le Corbusier´s design tactics and concepts in its purist phase
metadata.dc.creator: Paz, Daniel Juracy Mellado
metadata.dc.description.resumo: Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, desenvolveu e apresentou sua compreensão muito particular do ambiente construído, do interior do lar à metrópole, em textos, croquis, maquetes, projetos e obras construídas. Na sua formulação muito característica da Síntese das Artes, Corbusier refundia e redistribuía os atributos de cada área, cada arte, cada disciplina: com a Escultura, com a Pintura, com a Arquitetura, entre outras. Na relação entre Mobiliário e Arquitetura, se havia um mobiliário moderno, funcional e usando as novas tecnologias e possibilidades industriais, na obra de Corbusier a arquitetura absorvia muitas das funções do mobiliário tradicional, equipando o interior e as áreas abertas, de modo crescente e assumindo formas híbridas e intermediárias, para além dos tipos elencados descritos nos textos do arquiteto. O artigo trata de tais estratégias durante os anos 1920, dentro da poética do Purismo, que desenvolvera com seu amigo, o pintor Amédée Ozenfant.
Abstract: Charles-Édouard Jeanneret-Gris, better known as Le Corbusier, developed and presented his very particular understanding of the build environment, from the interior of the home to the metropolis, in texts, sketches, models, projects and built works. In his very characteristic formulation of the Synthesis of the Arts, Corbusier refounded and redistributed the attributes of each area, each art, each discipline: Sculpture, Painting, Architecture, among others. In the relationship between Furniture and Architecture, if there was modern, functional furniture using new technologies and industrial possibilities, in Corbusier's work architecture absorbed many of the its functions, equipping the interior and open areas, increasingly and assuming hybrid and intermediate forms, in addition to the listed types described in the architect's texts. The paper shows strategies during the 1920s, within the poetics of Purism, which he developed with his friend, the painter Amédée Ozenfant.
Keywords: Le Corbusier
Síntese das Artes
Obra de Arte Total
Deslocamento de conceitos
Método de projeto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UnB
Citation: Paz, D. J. M. (2022). A Arte Decorativa de Ontem: táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista. Paranoá, 1(33), 1–26.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.01
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39678
Issue Date: Dec-2022
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Arte Decorativa de Ontem.pdf958,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.