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dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2024-07-26T17:01:30Z-
dc.date.available2024-07-26T17:01:30Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationPaz, D. J. M. (2022). A Arte Decorativa de Ontem: táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista. Paranoá, 1(33), 1–26.pt_BR
dc.identifier.issn1679-0944pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39678-
dc.description.abstractCharles-Édouard Jeanneret-Gris, better known as Le Corbusier, developed and presented his very particular understanding of the build environment, from the interior of the home to the metropolis, in texts, sketches, models, projects and built works. In his very characteristic formulation of the Synthesis of the Arts, Corbusier refounded and redistributed the attributes of each area, each art, each discipline: Sculpture, Painting, Architecture, among others. In the relationship between Furniture and Architecture, if there was modern, functional furniture using new technologies and industrial possibilities, in Corbusier's work architecture absorbed many of the its functions, equipping the interior and open areas, increasingly and assuming hybrid and intermediate forms, in addition to the listed types described in the architect's texts. The paper shows strategies during the 1920s, within the poetics of Purism, which he developed with his friend, the painter Amédée Ozenfant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.relation.ispartofParanoápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLe Corbusierpt_BR
dc.subjectSíntese das Artespt_BR
dc.subjectObra de Arte Totalpt_BR
dc.subjectDeslocamento de conceitospt_BR
dc.subjectMétodo de projetopt_BR
dc.subject.otherLe Corbusierpt_BR
dc.subject.otherSynthesis of the Artspt_BR
dc.subject.otherTotal Work of Artpt_BR
dc.subject.otherDisplacement of conceptspt_BR
dc.subject.otherDesign methodpt_BR
dc.titleA Arte Decorativa de Ontem: táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase puristapt_BR
dc.title.alternativeThe Decorative Arts of Yesterday: Le Corbusier´s design tactics and concepts in its purist phasept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUnBpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.citation.issue33pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.01pt_BR
dc.description.resumoCharles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, desenvolveu e apresentou sua compreensão muito particular do ambiente construído, do interior do lar à metrópole, em textos, croquis, maquetes, projetos e obras construídas. Na sua formulação muito característica da Síntese das Artes, Corbusier refundia e redistribuía os atributos de cada área, cada arte, cada disciplina: com a Escultura, com a Pintura, com a Arquitetura, entre outras. Na relação entre Mobiliário e Arquitetura, se havia um mobiliário moderno, funcional e usando as novas tecnologias e possibilidades industriais, na obra de Corbusier a arquitetura absorvia muitas das funções do mobiliário tradicional, equipando o interior e as áreas abertas, de modo crescente e assumindo formas híbridas e intermediárias, para além dos tipos elencados descritos nos textos do arquiteto. O artigo trata de tais estratégias durante os anos 1920, dentro da poética do Purismo, que desenvolvera com seu amigo, o pintor Amédée Ozenfant.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

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