https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39540
Tipo: | Tese |
Título: | Brasília fantasma: a taba contemporânea e a refavela - nebulosas intelectuais entre Brasil e Nigéria a partir de Lucio Costa (1963-1977) |
Título(s) alternativo(s): | Phantom Brasília: the contemporary taba and the refavela - intellectual nebulae between Brazil and Nigeria following Lucio Costa (1963-1977) |
Autor(es): | Almeida Jr, Dilton Lopes |
Primeiro Orientador: | Jacques, Paola Berenstein |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Margareth da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Velame, Fábio Macêdo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Wisnik, Guilherme |
metadata.dc.contributor.referee4: | Leonídio, Otávio |
metadata.dc.contributor.referee5: | Jacques, Paola Berenstein |
Resumo: | No entrecruzamento entre Brasil e Nigéria, buscaremos apresentar a construção de Brasília e suas imagens fantasmáticas a partir de dois projetos não executados de Lucio Costa - a saber, a exposição não realizada L’art au Brésil: la taba contemporaine de Brasilia para o Petit Palais de Paris de 1963 e a proposta urbanística não executada para a nova capital da Nigéria, Abuja, de 1976. Buscaremos constituir uma nebulosa (Pereira, 2022) de relações entre discursos, atores e instituições situados no tempo, em uma espécie de prosopografia errante e desviante. Para tanto, aproximaremos estes dois projetos inconclusos com outros dois projetos não por Lucio Costa ideali- zados, mas que foram executados em esforços sincrônicos aos do arquiteto-urbanista brasileiro: a exposição Imagem Africana realizada no Brasil em 1963 e o projeto urba- nístico FESTAC Town da Doxiadis Associates inaugurado em Lagos, Nigéria, em 1977 para a realização do II Festival Mundial de Artes e Cultura Negra e Africana. Optamos por apresentar estes projetos realizados a partir da perspectiva de não arquitetos: a brasileira residente em Lagos, Romana da Conceição e o músico Gilberto Gil. Deste modo, no trânsito entre os dois países, os percursos profissionais e intelectuais de arquitetos e urbanistas são atravessadas por ditadores, cineastas, chanceleres, intelec- tuais, antropólogos, artistas, músicos, jornalistas, teatrólogos, diplomatas, ialorixás e obás. Na encruzilhada entre o progresso e a catástrofe, teria a Nigéria sonhado com uma democracia racial, assim como o Brasil, através da construção de novas capi- tais e transformações urbanas em levantes modernizadores? Teriam estes sonhos sucumbido? Quais futuros foram interrompidos e permanecem nos tempos como vestígios? Como poderíamos entrever os seus lampejos de contrapoder (Didi-Huber- man, 2013a) ou a aparição de seus fantasmas? Em Brasília Fantasma nos lançamos ao exercício de cartografar como a democracia racial tornou-se um operador político para a arquitetura e o urbanismo no trânsito transatlântico e como o projeto colo- nial de segregação racista e exclusão de determinados corpos, contraditoriamente, perseverou de forma dissimulada no interior das experiências desenvolvimentistas e nacionalistas destas duas nações por mais emancipatórias que elas almejaram ser. Ensejamos ademais, reclamar, no sentido de Isabelle Stengers (2012), as experiências insurgentes e contra-coloniais que sobrevivem e perseveram nos tempos e espaços apesar de todas as violência impostas, e, ademais, reconstituir outras histórias pos- síveis (Hartman, 2022) a partir das experiências diaspóricas transatlânticas (Gilroy, 2002) de reencontros entre o familiar e o estranhamento na sua dimensão subjetiva dos afetos urbanos entre o Brasil e a Nigéria. Apostamos deste modo em uma narrativa descentrada e polifônica que prima pelo acúmulo, complexidade e ambivalência de tempos e espaços entrecruzados. |
Abstract: | At the crossing point between Brazil and Nigeria, we will try to present the construc- tion of Brasilia and its phantasmatic images based on two unrealized projects by Lucio Costa - namely the unrealized exhibition "L'art au Brésil: la taba contemporaine de Brasilia" for the Petit Palais in Paris in 1963 and the unrealized urban planning propo- sal for the new capital of Nigeria, Abuja, in 1976. We will try to create a nebula (Pereira, 2022) of relationships between discourses, actors and institutions situated in time, in a kind of wandering and deviant prosopography. To this end, we will bring these two unfinished projects together with two other projects that were not conceived by Lucio Costa, but which were carried out in synchronous efforts with those of the Brazilian architect-urbanist: the "Imagem Africana" exhibition held in Brazil in 1963 and the FESTAC Town urban project by Doxiadis Associates inaugurated in Lagos, Nigeria, in 1977 for the II World Festival of Black and African Arts and Culture. We have chosen to present these projects from the perspective of non-architects: Lagos-based Brazilian Romana da Conceição and musician Gilberto Gil. Therefore, in the transit between the two countries, the professional and intellectual paths of architects and urban planners are traversed by dictators, filmmakers, chancellors, intellectuals, anthropologists, artists, musicians, journalists, theatres, diplomats, yalorixás and obás. At the cross- roads between progress and catastrophe, had Nigeria dreamed of a racial democracy, just like Brazil, through the construction of new capitals and urban transformations in modernizing uprisings? Have these dreams collapsed? Which futures were inter- rupted and remain as traces? How can we glimpse their glimpses or the appearance of their phantoms?In Brasília Fantasma we set out to map how racial democracy became a political operator for architecture and urbanism in transatlantic transit and how the colonial project of racist segregation and exclusion of certain bodies, contradictorily, persevered in a dissimulated way within the developmentalist and nationalist expe- riences of these two nations, however emancipatory they aimed to be. We also want to reclaim, in the sense of Isabelle Stengers (2012), the insurgent and counter-colonial experiences that survive and persevere in times and spaces despite all the violence imposed, and also to reconstitute other possible histories (Hartman, 2022) from the transatlantic diasporic experiences (Gilroy, 2002) of re-encounters between the fami- liar and the strange in their subjective dimension of urban affections between Brazil and Nigeria. In this way, we are be ing on an off-centered and polyphonic narrative that emphasizes the accumulation, complexity and ambivalence of intersecting times and spaces. |
Palavras-chave: | Diáspora Pensamento Urbanístico Cidades Novas Exposições |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | PPGAU-UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Arquitetura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39540 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TESE_DILTON ALMEIDA JR_BRASILIA FANTASMA_R02.pdf | 37,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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