Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Filho, Gilbson José Velasco-
dc.date.accessioned2024-06-21T20:42:15Z-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2024-06-21T20:42:15Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Gilbson José Velasco. O ensino de conjuntos e análise combinatória baseadas no desenho universal para a aprendizagem. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39441-
dc.description.abstractThe main objective of the work is to describe and propose inclusive practices for teaching Sets and Combinatorial Analysis, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL). The focus of the proposal is to build and develop inclusive pedagogical practices for teaching mathematics, considering the diversity present in the classroom. The work begins with an introduction to the topic of school inclusion, addressing the definitions of adaptation, relevant legislation and the importance of UDL, together with the principles and guidelines that guide its application in the classroom. The crucial role of the mathematics teacher in the inclusion process is also highlighted. After contextualizing the DUA, the work focuses on pedagogical proposals for teaching Sets and Combinatorial Analysis in High School. This includes the development of teaching materials and the planning of varied practices for application in the classroom. The text highlights the importance for the teacher to constantly observe the dynamics between teaching and learning, evaluating students' understanding, the relevance of examples and the problems presented. As recommended by the DUA, student participation, motivation and engagement are crucial to ensuring the effectiveness of the learning process. The development of the work explores how pedagogical proposals can facilitate the teaching and learning of mathematics for all students, enabling the understanding of concepts, problem solving and the practical application of knowledge acquired in everyday life. It is concluded that the proposals presented can serve as inspiration for other teachers, contributing to the promotion of inclusive learning for all students, regardless of whether they are People with Disabilities or not.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAdaptação curricularpt_BR
dc.subject.otherMathematics teachingpt_BR
dc.subject.otherUniversal design for learningpt_BR
dc.subject.otherSchool inclusionpt_BR
dc.subject.otherCurriculum adaptationpt_BR
dc.titleO ensino de conjuntos e análise combinatória baseadas no desenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of sets and combinatorial analysis based on universal design for learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1Cassol, Mariana-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-6899-553Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210179544268735pt_BR
dc.contributor.referee1Cassol, Mariana-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-6899-553Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210179544268735pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Graça Luzia Dominguez-
dc.contributor.referee2ID0000-0002-0175-7465pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639370527164019pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Elaine Ferreira-
dc.contributor.referee3ID0000-0001-7345-4351pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002628591510678pt_BR
dc.creator.ID0000-0001-7875-9525pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7391262942059265pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como objetivo principal descrever e propor práticas inclusivas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória, fundamentadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O enfoque da proposta é construir e desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Matemática, considerando a diversidade presente em sala de aula. O trabalho inicia com uma introdução sobre o tema da inclusão escolar, abordando as definições de adaptação, legislações pertinentes e a importância do DUA, juntamente com os princípios e diretrizes que orientam sua aplicação em sala de aula. Destaca-se também o papel crucial do professor de Matemática no processo de inclusão. Após a contextualização do DUA, o trabalho concentra-se nas propostas pedagógicas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória no Ensino Médio. Isso inclui a elaboração de materiais didáticos e o planejamento de práticas variadas para aplicação em sala de aula. O texto destaca a importância da observação constante da dinâmica entre o ensino e a aprendizagem por parte do professor, avaliando a compreensão dos estudantes, a pertinência dos exemplos e os problemas apresentados. Conforme preconizado pelo DUA, a participação, a motivação e o engajamento dos estudantes são cruciais para garantir a efetividade do processo de aprendizagem. O desenvolvimento do trabalho explora como as propostas pedagógicas podem facilitar o ensino e aprendizagem de Matemática, possibilitando a compreensão de conceitos, resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no cotidiano. Conclui-se que as propostas apresentadas podem servir de inspiração para outros professores, contribuindo para a promoção da aprendizagem inclusiva, independentemente de serem Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ou não.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. J., Carvalho, M. C., Alves, R. J. R., & Ciasca, S. M. (2016). Desempenho de escolares em testes de atenção e funções executivas: estudo comparativo. Revista Psicopedagogia, 33(101), 123-132. AMTE. ASSOCIATION OF MATHEMATICS TEACHER EDUCATORS. Standards for Preparing Teachers of Mathematics. Available online at amte.net/standards. (2017). BELLO, M. M. S.; CAPELLINI, V. L. M. F.; RIBEIRO, J. A. G. Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 689-704. set. /dez. 2017. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em:12 Mar. 2020 BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portador de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1999. BRASIL. Lei Federal n.o 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Brasília: MEC, 2001. BRASIL. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação/ SEESP, 11 de setembro de 2001. BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002 - Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. MEC: Brasília - DF, 2002. BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 67 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – versão preliminar. Brasília, setembro de 2007. BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva Brasília, 2008. BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2011. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2011, Seção 1, p. 10. BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 7 jul. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 2022. Censo da Educação Básica : notas estatísticas. BROWDER, DIANE M., FRED SPOONER, YA-YU LO, ALICIA F. SAUNDERS, JENNY R. ROOT, LUANN LEY DAVIS, AND CHELSI R. BROSH. "Teaching students with moderate intellectual disability to solve word problems." The Journal of Special Education 51, no. 4 (2018): 222-235. CAPP, M. (2017). The effectiveness of universal design for learning: A meta-analysis of literature between 2013 and 2016. International Journal of Inclusive Education CAST. CENTER FOR APLIED ESPECIAL TECHNOLOGY. Universal Design for Learning Guidelines version 2018. Learn About Universal Design for Learning (UDL). CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Adaptações Curriculares na inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. DESOETE, A., & WEERDT, F. D. (2013). Can executive functions help to understand children with mathematical learning disorders and to improve instruction? Learning Disabilities, 11(2), 27-39. https://biblio.ugent.be/publication/5671674 68 EDYBURN, D. L. (2010). Would you recognize universal design for learning if you saw it? Ten propositions for new directions for the second decade of UDL. Learning Disabilities Quarterly, 33, 33-41. FONSÊCA, Patrícia Nunes da et al. Engajamento escolar: explicação a partir dos valores humanos. Psicologia escolar e educacional, v. 20, p. 611-620, 2016. GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, n. 46, 2018. https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/39147 GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15-educação especial da ANPED. Revista brasileira de educação especial, v. 17, p. 105-124, 2011. GERVÁZIO, S. N. (2017). Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. CQD-Revista Eletrônica Paulista de Matemática. HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar: Análise Combinatória e Probabilidade, Volume 5. 8a Edição. São Paulo(2013). HEREDERO, E.S. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) 23. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 733-768, 2020. KINGSDORF, Sheri; KRAWEC, Jennifer. A broad look at the literature on math word problem-solving interventions for third graders. Cogent Education, v. 3, n. 1, p. 1135770, 2016. LIMA, Elon Lages. Curso de análise. Rio de Janeiro , RJ. Impa. 2006 LAMBERT, Rachel. Increasing Access to Universally Designed Mathematics Classrooms. Policy Analysis for California Education, PACE, 2020. ELIDA V. Laski, JAMILAH R. Jor’dan, CAROLYN Daoust, and ANGELA K. Murray (2015). What makes mathematics manipulatives effective? lessons from cognitive science and montessori education, volume 5 issue 2, Sage Journal 2015. 69 LAMBERT, R., IMM, K., SCHUCK, R., CHOI, S., & MCNIFF, A. (2021). " UDL Is the What, Design Thinking Is the How:" Designing for Differentiation in Mathematics. Mathematics Teacher Education and Development, 23(3), 54-77. LOPES, S. Adaptação Curricular: O Que É? Por Quê? Para Quem? E Como Fazê-La? Educação Básica Revista, vol.3, n.1, p.1-27, 2017. LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1a. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006. MANTOAN, Maria Teresa Eglér et al. Inclusão escolar: o que é. Por quê, v. 12, 2003. MANZINI, Eduardo José. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005 MENDES, M. F. C.; DELGADO, C. R. S. C. A. A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido do número.I n: BROCADO, J; SERRAZINA, L.: ROCHA, I. O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora, 2008, pp. 159 -182 MERLINI, Vera et al. ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS MORGADO, Augusto César et al. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. Coleção do Professor de Matemática, ed, v. 9, 2006. MOURA, Bruna Ligabo de. Aplicação do Peer Instruction no ensino de matemática para alunos de quinto ano do ensino fundamental. 2017. NEUENSCHWANDER, R., RÖTHLISBERGER, M., CIMELI, P., & ROEBERS, C. M. . How do different aspects of self-regulation predict successful adaptation to school?. Journal of experimental child psychology, v. 113, n. 3, p. 353-371, 2012. OLANOFF, Dana E.; KIMANI, Patrick M.; MASINGILA, J. O.(2009) Learning to teach via problem solving and supporting pre-service teachers in learning via problem solving. ESTUDANTES? XII Encontro Nacional de Educação Matemática 2016. 70 In: Proceedings for the 31st annual meeting of the North American chapter of the international group for the psychology of mathematics education, Atlanta, GA. 2009. PAIVA, Manoel. Matemática: Ensino médio 2. Cidade: São Paulo, Ed. Moderna Editora, 2020 RAPP, W. Universal design for learning in action. Baltimore MD: Brooks, 2014. RELVAS, Marta Pires. Fundamentos psicológicos da educação. Despertando inteligência e afetividade no processo de aprendizagem.4 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009. RELVAS, Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. Digitaliza Conteudo, 2023. ROSE, D. H., & MEYER, A. (2002). Teaching Every Student in the Digital Age. Educational Technology. Research and Development, 55(5), 521-525. DOI: 10.1007/s11423-007-9056-3 ROSE, D. H., MEYER, A., & HITCHCOCK, C. (2005). The Universally Designed Classroom. Harvard Education. Press: Cambridge.13 ROSE, D. H., & MEYER, A. (2006). A Practical Reader in Universal Design for Learning. Harvard Education. Press: Cambridge. SARMENTO, A. K. C. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2010, Teresina, Anais... Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2010. p. 1-12. SCHAUFELI, Wilmar B., et al. The measurement of engagement and burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness studies, 2002, vol. 3, no 1, p. 71-92. https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/178.pdf SCHWARTZ, S. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2014. SILVA, Josimar. Combinatória... não ouse pensar diferente!. Revista do Professor de Matemática, Rio de janeiro, V. 106, p. 26-30 2022. 71 SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação Matemática crítica. Papirus editora, 2015. TOMLINSON, Carol Ann. The Differentiated Classroom: Responding to the Needs of All Learners 2. ed. Alexandria, VA: ASCD, 2016. UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990 UNESCO (1994).Declaração de Salamanca e o Enquadramento da Acção – Necessidades Educativas Especiais. Adaptado pela Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, Salamanca. UNESCO, 1994 VERGNAUD, G. Multiplicative conceptual field: what and why? In: GUERSHON, H.; CONFREY, J. (Eds.) The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics. Albany, N.Y.: State University of New York Press, 1994. p. 41-59 VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos conceituais. In: BRUN, J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Intituto Piaget, 1996. p. 155-191. VIANA, S. L. D. S., & Lozada, C. D. O. (2020). Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos. Educação Matemática Debate, 4(10), 1-28.Z VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1984. VYGOTSKY, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_Ensino_de_Anlise_Combinatria_e_Conjuntos_baseado_no_desenho_Universal_para_a.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.