Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSacramento, Caroline Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2024-06-17T16:13:55Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-17T16:13:55Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39421-
dc.description.abstractThis research presents as its central theme multimodal children's literature in especially the album books and reading responses from students in the initial years of high school Fundamental, from an aesthetic, cultural and artistic perspective of literature. O The object of this study is the process of the child's interaction with children's literature multimodal, in a mediated way, based on interventions and reading situations shared, with the purpose of investigating aspects of this interaction that can reveal paths for reader training in the early years of Elementary School. The objective is to identify possible contributions from reading multimodal literature to the formation of the literary reader in the early years. To achieve the objective of this study, it was qualitative research of ethnographic and phenomenological inspiration was carried out, which consisted of two stages: bibliographical, with theoretical foundation and analysis of works, and field research, of the participant observation type. The results came from analysis of the responses of children who presented different reactions to works read and the resources provided by album books, noting the little familiarity with the format and, at times, visual and literary literacy deficit, which led to difficulties in reading, but which did not make it impossible completely enhance the aesthetic experience when interacting with the works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil multimodalpt_BR
dc.subjectLivro-álbumpt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectRespostas leitoraspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivros e leitura na literaturapt_BR
dc.subjectLeitores -Formaçãopt_BR
dc.subjectPerguntas e respostaspt_BR
dc.subject.otherMultimodal children's literaturept_BR
dc.subject.otherAlbum bookpt_BR
dc.subject.otherReader trainingpt_BR
dc.subject.otherReader responsespt_BR
dc.titleA formação do leitor literário nos anos iniciais: leitura, literatura infantil e multimodalidade na escola.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Giselly Lima de-
dc.contributor.referee1Moraes, Giselly Lima de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.referee3Gili, Silvana Ribeiro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9940872459365595pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa apresenta como tema central a literatura infantil multimodal em especial os livros-álbum e as respostas leitoras de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva estética, cultural e artística da literatura. O objeto deste estudo é o processo da interação da criança com a literatura infantil multimodal, de forma mediada, a partir de intervenções e situações de leitura compartilhada, com o propósito de investigar aspectos dessa interação que podem revelar caminhos para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar possíveis contribuições da leitura da literatura multimodal para a formação do leitor literário nos anos iniciais. Para atingir o objetivo desse estudo, foi feita uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica e fenomenológica, que consistiu em duas etapas: bibliográfica, com fundamentação teórica e análise de obras, e a pesquisa de campo, do tipo observação participante. Os resultados partiram das análises das respostas das crianças que apresentaram diferentes reações às obras lidas e aos recursos fornecidos pelos livros-álbum, constatando a pouca familiaridade com o formato e, em alguns momentos, um letramento visual e literário deficitário, que levaram a dificuldades nas leituras, mas que não impossibilitaram completamente a experiência estética na interação com as obras.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS - CAROLINE SACRAMENTO.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.