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Tipo: Tese
Título: Encontro entre as práticas Afonjá e Sergipe: o papel do espaço na estabilização do Ilé Àse Òpó Osogunlade
Título(s) alternativo(s): The role of place in stabilizing an Afro-religious temple
Autor(es): Santos Barbosa, Andréa Rosane
Primeiro Orientador: Rabelo, Míriam Cristina Marcilio
metadata.dc.contributor.referee1: Rabelo, Míriam Cristina Marcilio
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Vânia Zikan
metadata.dc.contributor.referee3: Parés, Luís Nicolau
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Fábio Batista
metadata.dc.contributor.referee5: Cardel, Lídia Maria Pires Soares
Resumo: A tese é um estudo sobre a fundação e inserção de um terreiro Ketu, o Ilé Àse Òpó Osogunlade, na cidade sergipana de São Cristóvão. O terreiro é fundado e dirigido por Reginaldo Daniel Flores, membro da família Daniel de Paula, há duzentos anos uma das famílias mantenedoras do culto nigeriano de egúngún (ancestral) na ilha de Itaparica, Bahia. Além disso, o pai de santo desse terreiro, passou a maior parte da sua infância sob os cuidados de mãe Senhora, Oxum Muiwá, terceira yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um terreiro centenário situado em São Gonçalo do retiro, em Salvador. Apoiada em entrevistas e numa pesquisa etnográfica, o trabalho explorou modos alternativos de percepção espacial. Procurou-se,dessa forma, interrogar a potencialidade política da instalação de um terreiro, que tipos territoriais o movimento de fixação conecta, desconecta e que permanecem latentes enquanto alianças possíveis. Para isso, o estudo se apoiou, principalmente no trabalho de dois autores: a geógrafa Doreen Massey e o antropólogo Tim Ingold. Buscou-se, desse modo, sustentar a ideia de que os deslocamentos, chegada e instalação territorial não percorrem um mundo já preestabelecido. Em vez disso, eles resultam do encontro promovido pelo movimento. Trata-se de valorizar a multiplicidade de práticas, afro-religiosas ou não, que instauram e transformam a qualidade do lugar.
Abstract: This thesis investigates the foundation and establishment of a Ketu terreiro, Ilé Àse Òpó Osogunalde, in the city of São Cristóvão in Sergipe. The terreiro was founded and led by Reginaldo Daniel Flores, a member of the Daniel de Paula family, which for two-hundred years, has been one of the families that continued the Nigerian egúgún (ancestral) religion on the island of Itaparica, Bahia. Furthermore, the father of the saint (pai de santo) of this terreiro, spent the greater part of his childhood under the care of mother Mistress, Oxum Muiwá, third yalorixá of Ilê Axé Opô Afonjá, a centuries-old terreiro located in São Gonçalo do retiro, in Salvador. Based on interviews and ethnographic research, this work explores alternative forms of spatial perception. In this way, we sought to consider the political implications of establishing a terreiro, investigating what territorial types the movement of establishment connects, disconnects, and which remain latent as possible allies. To this end, the study mainly applied the work of two authors: the geographer Doreen Massey and the anthropologist Tim Ingold. We argue that these displacements, arrivals and territorial establishments do not occur in some already preestablished world, but rather, result from the encounters instigated by this movement. As such, we seek to emphasize the multiplicities of practices, afro-religious or not, that establish and transform the quality of place.
Palavras-chave: Religiões afro-religiosas
candomblé ketu
Etnografia
Território
Sergipe
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39328
Data do documento: 11-Dez-2023
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