Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Barbosa, Andréa Rosane-
dc.date.accessioned2024-04-30T13:07:39Z-
dc.date.available2024-04-30-
dc.date.available2024-04-30T13:07:39Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39328-
dc.description.abstractThis thesis investigates the foundation and establishment of a Ketu terreiro, Ilé Àse Òpó Osogunalde, in the city of São Cristóvão in Sergipe. The terreiro was founded and led by Reginaldo Daniel Flores, a member of the Daniel de Paula family, which for two-hundred years, has been one of the families that continued the Nigerian egúgún (ancestral) religion on the island of Itaparica, Bahia. Furthermore, the father of the saint (pai de santo) of this terreiro, spent the greater part of his childhood under the care of mother Mistress, Oxum Muiwá, third yalorixá of Ilê Axé Opô Afonjá, a centuries-old terreiro located in São Gonçalo do retiro, in Salvador. Based on interviews and ethnographic research, this work explores alternative forms of spatial perception. In this way, we sought to consider the political implications of establishing a terreiro, investigating what territorial types the movement of establishment connects, disconnects, and which remain latent as possible allies. To this end, the study mainly applied the work of two authors: the geographer Doreen Massey and the anthropologist Tim Ingold. We argue that these displacements, arrivals and territorial establishments do not occur in some already preestablished world, but rather, result from the encounters instigated by this movement. As such, we seek to emphasize the multiplicities of practices, afro-religious or not, that establish and transform the quality of place.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectReligiões afro-religiosaspt_BR
dc.subjectcandomblé ketupt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectSergipept_BR
dc.subject.otherAfro-religionpt_BR
dc.subject.otherketu candomblept_BR
dc.subject.otherEthnographypt_BR
dc.subject.otherTerritoirespt_BR
dc.titleEncontro entre as práticas Afonjá e Sergipe: o papel do espaço na estabilização do Ilé Àse Òpó Osogunladept_BR
dc.title.alternativeThe role of place in stabilizing an Afro-religious templept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Rabelo, Míriam Cristina Marcilio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7239267596119717pt_BR
dc.contributor.referee1Rabelo, Míriam Cristina Marcilio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7239267596119717pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Vânia Zikan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4248761876651937pt_BR
dc.contributor.referee3Parés, Luís Nicolau-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081765950156079pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Fábio Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8052212014011975pt_BR
dc.contributor.referee5Cardel, Lídia Maria Pires Soares-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8861667951753448pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4995381973516420pt_BR
dc.description.resumoA tese é um estudo sobre a fundação e inserção de um terreiro Ketu, o Ilé Àse Òpó Osogunlade, na cidade sergipana de São Cristóvão. O terreiro é fundado e dirigido por Reginaldo Daniel Flores, membro da família Daniel de Paula, há duzentos anos uma das famílias mantenedoras do culto nigeriano de egúngún (ancestral) na ilha de Itaparica, Bahia. Além disso, o pai de santo desse terreiro, passou a maior parte da sua infância sob os cuidados de mãe Senhora, Oxum Muiwá, terceira yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um terreiro centenário situado em São Gonçalo do retiro, em Salvador. Apoiada em entrevistas e numa pesquisa etnográfica, o trabalho explorou modos alternativos de percepção espacial. Procurou-se,dessa forma, interrogar a potencialidade política da instalação de um terreiro, que tipos territoriais o movimento de fixação conecta, desconecta e que permanecem latentes enquanto alianças possíveis. Para isso, o estudo se apoiou, principalmente no trabalho de dois autores: a geógrafa Doreen Massey e o antropólogo Tim Ingold. Buscou-se, desse modo, sustentar a ideia de que os deslocamentos, chegada e instalação territorial não percorrem um mundo já preestabelecido. Em vez disso, eles resultam do encontro promovido pelo movimento. Trata-se de valorizar a multiplicidade de práticas, afro-religiosas ou não, que instauram e transformam a qualidade do lugar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_AndréaBarbosa.pdfENCONTROS ENTRE AS PRÁTICAS AFONJÁ E SERGIPE: O papel do espaço na estabilização do Ilé Àse Òpó Osogunlade2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons