Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39228
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Contribuições do estágio supervisionado obrigatório para formação de estudantes de Pedagogia: experiências artístico-pedagógicas na classe hospitalar do HUPES/UFBA
Otros títulos : Contributions of supervised stage to the training of Pedagogy students: artistic-pedagogical experiences in the hospital class at HUPES/UFBA
metadata.dc.creator: Jesus, Thaline Pita de
metadata.dc.contributor.advisor1: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Karina Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luciana Rodrigues Brasil Palheta
metadata.dc.contributor.referee3: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar contribuições do Estágio na classe hospitalar do Hupes para formação de estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFBA. O estudo se baseou nas contribuições de Pimenta e Lima (2006), Pereira e Feldmann (2020), Gohn (2006), Fonseca (1998), Fontes (2005), Barros (2014), Almeida (2018), Canda e Batista (2009), Duarte Jr (1991;2000), Zen, Carvalho e Sá (2019), Macedo, Nascimento e Guerra (2014), Gomes (2022), Freire (2004), Barbosa (1998) e outros/as autores/as que discutem estágio em ambiente não escolar, formação e experiência artístico-pedagógica. No percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa exploratória, assumindo uma abordagem qualitativa. Como procedimento foi utilizado a pesquisa documental e o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados foi produzido um questionário, em formato digital, enviado a um grupo de egressas do componente curricular Estágio Supervisionado 3 realizado na classe hospitalar do Hupes no semestre de 2022.2. As respostas coletadas foram analisadas e atreladas ao referencial teórico. Os dados foram transcritos e organizados em categorias temáticas: Classe Hospitalar enquanto campo de atuação da/o pedagoga/o e Experiências artístico-pedagógicas na classe hospitalar do Hupes e Estágio enquanto potência formativa. Os resultados encontrados revelam que o Estágio 3 é uma oportunidade de ganho de experiência profissional em um contexto não-escolar, em especial a Pedagogia Hospitalar; bem como fundamental para formação integral, sensível e humanizada das/os estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFBA. Apontam também para a compreensão de que o curso de pedagogia ainda se situa muito distante da educação em contextos educativos não-escolares, restringindo a compreensão ampliada sobre educação e atuação pedagógica; Estágio 3 evidenciou a importância do/a pedagogo/a em diversos contextos sociais, reforçando a ideia de que a educação vai além do ambiente escolar; e finalmente a percepção de que as experiências artístico-pedagógicas na classe hospitalar do Hupes destacam-se por sua diversidade e impacto positivo na educação sensível, humanizada e crítica das crianças e adolescentes internados.
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar contribuições do Estágio na classe hospitalar do Hupes para formação de estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFBA. O estudo se baseou nas contribuições de Pimenta e Lima (2006), Pereira e Feldmann (2020), Gohn (2006), Fonseca (1998), Fontes (2005), Barros (2014), Almeida (2018), Canda e Batista (2009), Duarte Jr (1991;2000), Zen, Carvalho e Sá (2019), Macedo, Nascimento e Guerra (2014), Gomes (2022), Freire (2004), Barbosa (1998) e outros/as autores/as que discutem estágio em ambiente não escolar, formação e experiência artístico-pedagógica. No percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa exploratória, assumindo uma abordagem qualitativa. Como procedimento foi utilizado a pesquisa documental e o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados foi produzido um questionário, em formato digital, enviado a um grupo de egressas do componente curricular Estágio Supervisionado 3 realizado na classe hospitalar do Hupes no semestre de 2022.2. As respostas coletadas foram analisadas e atreladas ao referencial teórico. Os dados foram transcritos e organizados em categorias temáticas: Classe Hospitalar enquanto campo de atuação da/o pedagoga/o e Experiências artístico-pedagógicas na classe hospitalar do Hupes e Estágio enquanto potência formativa. Os resultados encontrados revelam que o Estágio 3 é uma oportunidade de ganho de experiência profissional em um contexto não-escolar, em especial a Pedagogia Hospitalar; bem como fundamental para formação integral, sensível e humanizada das/os estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFBA. Apontam também para a compreensão de que o curso de pedagogia ainda se situa muito distante da educação em contextos educativos não-escolares, restringindo a compreensão ampliada sobre educação e atuação pedagógica; Estágio 3 evidenciou a importância do/a pedagogo/a em diversos contextos sociais, reforçando a ideia de que a educação vai além do ambiente escolar; e finalmente a percepção de que as experiências artístico-pedagógicas na classe hospitalar do Hupes destacam-se por sua diversidade e impacto positivo na educação sensível, humanizada e crítica das crianças e adolescentes internados.
Resumen : This study presents the results of a research that aimed to investigate the contributions of the Internship in the Hupes hospital class to the training of Pedagogy Degree students at UFBA. The study was based on the contributions of Pimenta and Lima (2006), Pereira and Feldmann (2020), Gohn (2006), Fonseca (1998), Fontes (2005), Barros (2014), Almeida (2018), Canda and Batista (2009), Duarte Jr (1991;2000), Zen, Carvalho e Sá (2019), Macedo, Nascimento e Guerra (2014), Gomes (2022), Freire (2004), Barbosa (1998) and other authors which discuss internships in a non-school environment, training and artistic-pedagogical experience. In the methodological approach, exploratory research was carried out, taking a qualitative approach. As a procedure, documentary research and case study were used and as a data collection instrument, a questionnaire was produced, in digital format, sent to a group of graduates of the Supervised Internship 3 curricular component carried out in the Hupes hospital class in the semester of 2022.2. The responses collected were analyzed and linked to the theoretical framework. The data were transcribed and organized into thematic categories: Hospital Class as a field of activity for the pedagogue and Artistic-pedagogical experiences in the hospital class at Hupes and Internship as a training power. The results found reveal that Stage 3 is an opportunity to gain professional experience in a non-school context, especially Hospital Pedagogy; as well as fundamental for the integral, sensitive and humanized training of UFBA Pedagogy Degree students. They also point to the understanding that the pedagogy course is still very far from education in non-school educational contexts, restricting a broader understanding of education and pedagogical action; Stage 3 highlighted the importance of the pedagogue in different social contexts, reinforcing the idea that education goes beyond the school environment; and finally the perception that the artistic-pedagogical experiences in the Hupes hospital class stand out for their diversity and positive impact on the sensitive, humanized and critical education of hospitalized children and adolescents.
This study presents the results of a research that aimed to investigate the contributions of the Internship in the Hupes hospital class to the training of Pedagogy Degree students at UFBA. The study was based on the contributions of Pimenta and Lima (2006), Pereira and Feldmann (2020), Gohn (2006), Fonseca (1998), Fontes (2005), Barros (2014), Almeida (2018), Canda and Batista (2009), Duarte Jr (1991;2000), Zen, Carvalho e Sá (2019), Macedo, Nascimento e Guerra (2014), Gomes (2022), Freire (2004), Barbosa (1998) and other authors which discuss internships in a non-school environment, training and artistic-pedagogical experience. In the methodological approach, exploratory research was carried out, taking a qualitative approach. As a procedure, documentary research and case study were used and as a data collection instrument, a questionnaire was produced, in digital format, sent to a group of graduates of the Supervised Internship 3 curricular component carried out in the Hupes hospital class in the semester of 2022.2. The responses collected were analyzed and linked to the theoretical framework. The data were transcribed and organized into thematic categories: Hospital Class as a field of activity for the pedagogue and Artistic-pedagogical experiences in the hospital class at Hupes and Internship as a training power. The results found reveal that Stage 3 is an opportunity to gain professional experience in a non-school context, especially Hospital Pedagogy; as well as fundamental for the integral, sensitive and humanized training of UFBA Pedagogy Degree students. They also point to the understanding that the pedagogy course is still very far from education in non-school educational contexts, restricting a broader understanding of education and pedagogical action; Stage 3 highlighted the importance of the pedagogue in different social contexts, reinforcing the idea that education goes beyond the school environment; and finally the perception that the artistic-pedagogical experiences in the Hupes hospital class stand out for their diversity and positive impact on the sensitive, humanized and critical education of hospitalized children and adolescents.
Palabras clave : Estágio 3
Estágio 3
Formação
Formação
Classe Hospitalar
Classe Hospitalar
Experiência artístico-pedagógica
Experiência artístico-pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39228
Fecha de publicación : 18-dic-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THALINE DE JESUS. TCC - graduação.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.