Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39213
Tipo: Dissertação
Título: O discurso das fake news sobre educação
Título(s) alternativo(s): The fake news discourse on education
Autor(es): Silva, Eliton Paulino Rodrigues da
Primeiro Orientador: Batista, Adriana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Adriana Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Julio Neves
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Marinalva Vieira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar sequências discursivas dos discursos das fake news sobre educação, no período eleitoral de 2018, no Brasil, buscando compreender o funcionamento dos discursos sobre educação neste momento, além de problematizar os sentidos de educação a partir de diferentes formações discursivas, para constatar conservação e/ou mudança nos discursos sobre educação em diferentes sequências discursivas. Neste ínterim, também serão problematizados os diferentes sentidos de fake news, ao articular a compreensão do senso comum do termo com a decorrente ampliação de sentido que retratam materialidades linguísticas além da notícia falsa. Será utilizada a Análise do Discurso Materialista como perspectiva teórica e metodológica para estudar as sequências discursivas classificadas como fake news por agências de fact-checking, assumidas neste trabalho tanto como parâmetro determinador que uma dada sequência discursiva é classificada como fake news, quanto fonte de acesso às fake news a serem analisadas, posto seu caráter evanescente. Os conteúdos analisados possuem como temática a educação ou temas relacionados a esta área, ao considerar as condições de produção do discurso do período eleitoral brasileiro de 2018, ano de reiterada veiculação de fake news cujo discurso esteve fortemente atrelado à educação. Conclui-se que o discurso das fake news sobre a educação é parte de uma ofensiva ao progressismo brasileiro, com sentidos retomados e ressignificados de discursos prévios.
Abstract: This present work aims to analyze discourse sequences of fake news discourses about education, during election period in 2018, in Brazil, seeking to understand the functioning of discourses about education in this moment, therefore problematizing the effects of meaning from different discursive formations, as to observe conservation or changes in discourses about education in different discourse sequences. Therefore, it will also be problematized the different meanings of fake news, taking into consideration the comprehension of the term in a common-sense perspective, but also its consequent amplifications of meaning to portrait linguistic materiality other than fake news. It will be used Materialist Discourse Analysis as theory and methodology to study the discourse sequences classified as fake news by fact-checking agencies, which will be taken in the present work as determining parameter for a given discursive sequence to be classified as fake news, and also as source of access to the fake news to be analyzed, given its evanescent trait. The theme of the analyzed content is education, considering the conditions of production of discourse of Brazilian election period of 2018, as the year in question was the one in which most of the fake news built and shared were related to education. It is concluded that the fake news discourse on education is part of an attack on Brazilian progressivism, with retaken and rebuilt meanings from previous discourses.
Palavras-chave: Fake news
Análise do Discurso
Educação
Fact-checking
Verdade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39213
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA_Eliton Rodrigues da. O discurso das fake news sobre educação (versão final 2).pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.