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metadata.dc.type: Tese
Título : Entraves internos, autobloqueios internacionais: um olhar sobre a diplomacia cultural do Brasil no período 2017-2022
Otros títulos : Internal obstacles, international self-blockades: a look at Brazil's cultural diplomacy in the period 2017-2022
metadata.dc.creator: Novais, Bruno do Vale
metadata.dc.contributor.advisor1: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, Mônica Leite
metadata.dc.contributor.referee3: do Vale, Hélder Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Matos, Rita de Cássia Aragão
metadata.dc.contributor.referee5: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.description.resumo: A diplomacia cultural do Brasil na contemporaneidade se depara com um dilema central: superar entraves internos que geram autobloqueios internacionais. Com base nessa leitura, desenvolveu-se esta pesquisa de doutorado a partir das seguintes perguntas: como tem sido realizada a diplomacia cultural da República Federativa do Brasil de hoje? Qual é o discurso do Estado sobre a sua atuação neste campo/vertente da política exterior nacional? Essas interrogações se desdobram no problema de pesquisa que é o entendimento limitado e não coerente por parte do Estado brasileiro no que toca à realidade do século 21. Justifica-se essa assertiva porque o acesso aos meios de produção de conteúdo cultural – calcado em discursos textuais, audiovisuais, imagéticos e sonoros – tem favorecido embates de ordem simbólica, o que implica em disputas constantes entre atores sociais pela definição da esfera política. Isso motivou a identificação da hipótese: comprovar que é possível inserir novo olhar sobre a diplomacia cultural que passaria a ser vista e praticada como elemento estratégico da política de poder dos Estados pelo fato de ser, em sua natureza, política internacional que ultrapassa métodos tradicionais até então aplicados: simples suporte simbólico-persuasivo à política externa dos países em uma perspectiva de instrumentalização da cultura. Para transformar essa interpretação em texto acadêmico, trabalhou-se com base nos seguintes elementos de pesquisa: (a) população e amostra – o corpus de análise; (b) coleta de dados – fontes para seis análises presentes ao longo da tese: bibliográfica, documental, discursiva, informacional, conceitual e imagética; (c) métodos de análise – relativo a oito tipos: mapeamentos, comparações, esquematizações, discursos, redes sociais, sites e blogs, textos jornalísticos e informações em geral; (d) técnicas estatísticas – principalmente para geração de tabelas, quadros e gráficos; (e) referencial teórico – sobretudo por meio de contribuições de Michel Foucault, mas também, de outras fontes, a depender da necessidade argumentativa do debate que se desenvolveu ao longo da escrita. A discussão dos resultados indica, pois, que há dificuldade em construir política pública para a diplomacia cultural por conta, sobretudo, da instabilidade e polarização que o Brasil se submeteu, motivado por elites nacionais e internacionais que não aceitaram – e talvez ainda não aceitem – o fato de que forças políticas de base popular adentrassem, democraticamente, aos poderes do Estado – o que fortaleceu a emergência do discurso da extrema-direita no campo político-cultural. Logo, esse percurso investigativo permite que eu defenda a seguinte tese: apesar de a guerra ideológico-cultural do governo Bolsonaro ter tido força hegemônica na política exterior, e em todas as ações no plano doméstico, o campo cultural não sucumbiu: a aprovação da Lei Aldir Blanc, a partir do trabalho coletivo entre sociedade e maior parte do Parlamento, permitiu que a produção cultural fosse realizada em todas as regiões geográficas do País com investimento direto da União; no plano internacional, comemorou-se o bicentenário da independência do Brasil e o Itamaraty criou o Instituto Guimarães Rosa. Contudo, o governo Lula 3 tem o desafio de enfrentar entraves internos, a exemplo da visão elitista do que é e do modo pelo qual se pensa e se faz diplomacia cultural brasileira.
Resumen : Brazil’s cultural diplomacy in contemporary times is faced with a central dilemma: to overcome internal obstacles that generate international self-blockades. Based on this reading, this doctoral research was developed from the following questions: how has the cultural diplomacy of the Federative Republic of Brazil been carried out today? What is the State’s discourse on its performance in this field/strand of national foreign policy? These questions unfold in the research problem that is the limited and non-coherent understanding on the part of the Brazilian State with regard to the reality of the 21st century. This assertion is justified because access to the means of production of cultural content – based on textual, audiovisual, imagery and sound discourses – has favored clashes of symbolic order, which implies in constant disputes between social actors for the definition of the political sphere. This motivated the identification of the hypothesis: to prove that it is possible to insert a new look at cultural diplomacy that would come to be seen and worked on as a strategic element of the power politics of States because it is, in its nature, an international policy that goes beyond traditional methods hitherto applied: simple symbolic-persuasive support to the foreign policy of countries in a perspective of instrumentalization of culture. To transform this interpretation into an academic text, we worked based on the following research elements: (a) population and sample – the corpus of analysis; (b) data collection – sources for six analyses present throughout the thesis: bibliographical, documental, discursive, informational, conceptual and imagery; (c) methods of analysis – relating to eight types: mappings, comparisons, schematizations, discourses, social networks, websites and blogs, journalistic texts and information in general; (d) statistical techniques – mainly for the generation of tables, frames and graphs; (e) theoretical framework – mainly through contributions from Michel Foucault, but also from other sources, depending on the argumentative necessity of the debate that developed throughout the writing. The discussion of the results indicates, therefore, that there is difficulty in building public policy for cultural diplomacy because, above all, of the instability and polarization that Brazil has undergone, motivated by national and international elites who have not accepted – and perhaps still do not accept – the fact that political forces of popular base entered democratically into the powers of the State – which strengthened the emergence of the discourse of the extreme right in the political-cultural field. Therefore, this investigative path allows me to defend the following thesis: although the ideological-cultural war of the Bolsonaro government has had hegemonic force in foreign policy, and in all actions at home, the cultural field has not succumbed: the approval of the Aldir Blanc Law, from the collective work between society and most of Parliament, allowed cultural production to be carried out in all geographic regions of the country with direct investment from the Union; at the international level, the bicentenary of Brazil’s independence was celebrated and Itamaraty created the Guimarães Rosa Institute. However, the Lula 3 government has the challenge of facing internal obstacles, such as the elitist vision of what it is and the way in which Brazilian cultural diplomacy is thought and done.
Palabras clave : Relações internacionais
Brasil - Relações exteriores
Relações internacionais e cultura
Política e cultura - Brasil
Diplomacia cultural
Política internacional - Séc. XXI
Relações culturais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Citación : NOVAIS, B. V. Entraves internos, autobloqueios internacionais: um olhar sobre a diplomacia cultural do Brasil no período 2017-2022. 2023. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39139
Fecha de publicación : 15-dic-2023
Aparece en las colecciones: Tese (POSCULTURA)

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