Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39137
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: E-recrutamento: uma análise das competências dos secretários (as) executivos (as)
Autor(es): Silva, Aldria Rebeca de França
Primeiro Orientador: Leal, Raimundo
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Raimundo
metadata.dc.contributor.referee2: Vera, Luciana Rodas
metadata.dc.contributor.referee3: Muller, Rodrigo
Resumo: As mudanças do mercado de trabalho fazem com que os profissionais busquem por novos conhecimentos e competências para aumentarem suas chances de conseguirem a tão sonhada vaga. Não seria diferente com os profissionais de Secretariado Executivo, apesar do amplo conhecimento adquirido ao longo do curso, a capacidade técnica não é mais suficiente para as empresas, atualmente elas buscam um tríplice entre: técnica, humana e conceitos. Com as mudanças que foram ocorrendo dentro da profissão de secretariado a partir da inserção de novas culturas organizacionais, se fez necessário se readaptar a elas e ao desenvolvimento tecnológico. Portanto, foi a partir dessas mudanças que surgiu a necessidade de analisar e examinar as competências das vagas ofertadas para profissionais de Secretariado Executivo dentro do mercado de trabalho na plataforma LinkedIn e Catho, tendo como objetivo identificar as competências das vagas ofertadas para os profissionais de secretariado executivo no mercado de trabalho nos sites de divulgação. Nessa perspectiva, pensa-se que este trabalho trará ganhos para os profissionais de secretariado executivo, uma vez que permitirá compreenderem o que os recrutadores estão buscando atualmente. Tendo como natureza aplicada e abordagem descritiva, fazendo uso da metodologia mista que consiste no estudo qualitativo e quantitativo por meio das técnicas de análise documental e de conteúdo, utilizando os sites Catho e LinkedIn para coleta dos dados, onde foram coletados inicialmente 200 vagas, sendo reduzidas para 125 por exigirem formação superior. Os resultados mostram que o profissional de secretariado executivo é conhecido pelo mercado pela terminologia de secretária (o) executiva (o) e que possui as competências requisitadas, como organização, atendimento ao público, gestão e planejamento de viagens e agendas, para atuar no mercado de trabalho, principalmente em empresas de pequeno e médio porte no nível de assistente.
Abstract: Changes in the job market make professionals look for new knowledge and skills to increase their chances of getting the job they dream of. It would be no different with Executive Secretariat professionals, despite the extensive knowledge acquired throughout the course, technical capacity is no longer sufficient for companies, currently they seek a triple balance between: technical, human and concepts. With the changes that have occurred within the secretarial profession following the insertion of new organizational cultures, it has become necessary to readapt to them and to technological development. Therefore, it was from these changes that the need arose to analyze and examine the skills of the vacancies offered for Executive Secretariat professionals within the job market on the LinkedIn and Catho platforms, with the aim of identifying the skills of the vacancies offered for secretarial professionals. executive in the job market on advertising sites. From this perspective, it is thought that this work will bring gains to executive secretarial professionals, as it will allow them to understand what recruiters are currently looking for. Having an applied nature and a descriptive approach, using a mixed methodology that consists of qualitative and quantitative study through document and content analysis techniques, using the Catho and LinkedIn websites to collect data, where 200 vacancies were initially collected, with reduced to 125 as they require higher education. The results show that the executive secretary professional is known by the market by the terminology of executive secretary and that he has the required skills, such as organization, customer service, management and planning of trips and agendas, to work in the market work, mainly in small and medium-sized companies at the assistant level.
Palavras-chave: Competências
Secretariado
E-recrutamento
Seleção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39137
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Administração (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO CORRIGIDA PELA BANCA - ALDRIA REBECA.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.