Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39136
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Museu do Sorvete: a memória adoçando um território
Otros títulos : Ice Cream Museum: memory sweetening a territory
metadata.dc.creator: Meira, Samara Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Benevides, Tânia Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Caggy, Ricardo Costa da Silva Souza
metadata.dc.description.resumo: O Planejamento Estratégico se tornou uma prática bastante difundida dentro das organizações. Em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, a modelagem estratégica é essencial para jornadas mais direcionadas e com objetivos claros. É nesse sentido que o Strategic Canvas (SCANVAS) fornece um modo diferente de elaborar os planos estratégicos. Neste contexto, esta dissertação enfoca a aplicação do Strategic Canvas como uma abordagem eficaz e promissora para o desenvolvimento do planejamento estratégico, especialmente em ambientes empresariais dinâmicos e competitivos. Com o objetivo de analisar a eficácia dessa abordagem, este trabalho realizou um estudo de caso do Museu do Sorvete. Os objetivos do estudo eram caracterizar o Museu do Sorvete, mapear sua identidade organizacional, identificar e analisar suas forças, oportunidades, problemas e ameaças, analisar as estratégias adotadas e preparar o Strategic Canvas para a organização. Os resultados revelaram que a abordagem do SCANVAS proporcionou uma visualização clara e abrangente dos componentes estratégicos do Museu do Sorvete. A análise da identidade organizacional e dos fatores internos e externos contribuiu para uma compreensão profunda da organização e de seu ambiente. A colaboração na criação do Strategic Canvas permitiu a participação ativa de várias partes interessadas, enriquecendo a formulação estratégica. No entanto, algumas limitações foram identificadas, como a centralização das informações no proprietário e a falta de envolvimento de funcionários de níveis operacionais. Apesar disso, o estudo conclui que o uso do SCANVAS é uma abordagem valiosa para o planejamento estratégico, destacando seus aspectos positivos de visualização, comunicação e colaboração. Em última análise, a pesquisa ressalta a importância do Strategic Canvas na busca por estratégias coesas e orientadas ao sucesso organizacional.
Resumen : Strategic Planning has become a widespread practice within organizations. In increasingly competitive and dynamic markets, strategic modeling is essential for more targeted journeys with clear objectives. It is in this sense that the Strategic Canvas (SCANVAS) provides a different way of drawing up strategic plans. In this sense, this dissertation focuses on the application of the Strategic Canvas as an effective and promising approach for the development of strategic planning, especially in dynamic and competitive business environments. In order to analyze the effectiveness of this approach, this work carried out a case study of the Museu do Sorvete. The objectives of the study were to characterize the Museu do Sorvete, map its organizational identity, identify and analyze its strengths, opportunities, problems and threats, analyze the adopted strategies and prepare the Strategic Canvas for the organization. The results revealed that the SCANVAS approach provided a clear and comprehensive view of the strategic components of the Ice Cream Museum. The analysis of organizational identity and internal and external factors contributed to a deep understanding of the organization and its environment. The collaboration in the creation of the Strategic Canvas allowed the active participation of several stakeholders, enriching the strategic formulation. However, some limitations were identified, such as the centralization of information in the owner and the lack of involvement of employees at operational levels. Despite this, the study concludes that the use of SCANVAS is a valuable approach for strategic planning, highlighting its positive aspects of visualization, communication and collaboration. Ultimately, the research highlights the importance of the Strategic Canvas in the search for cohesive strategies aimed at organizational success.
Palabras clave : Museu do Sorvete (Salvador, BA) – Estudo de casos
Planejamento estratégico – Inovações tecnológicas
Planejamento empresarial – Efeito das inovações tecnológicas
Canvas (Programa de computador)
Gestão de negócios
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39136
Fecha de publicación : 4-dic-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PDGS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Samara Meira - Dissertação.pdfSamara Meira - Dissertação3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.