Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BRINCAR É COISA SÉRIA!?: Uma Investigação do Jogo Dramático Infantil como Possível Ferramenta de Aprendizagem no Colégio São Lázaro
Autor(es): Silva, Liliane Pires da
Primeiro Orientador: Oliveira , Urânia Auxiliadora Santos Maia de
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Célida Salume
metadata.dc.contributor.referee2: Milet, Maria Eugenia Viveiros
Resumo: Esta monografia tem como objetivo examinar o Jogo Dramático Infantil (JDI) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem – que aborda em sua teoria e práxis o JDI como ferramenta lúdica teatral – nas brincadeiras em grupo ou individual; desse modo, a monografia vem à contribuir na construção literária no que diz respeito a sugestões de métodos e/ou ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem na escola (bem como no ensino de teatro) relatando uma vivencia que articula teoria e processo investigativo. Promove ao aluno, o ensino de teatro dentro do contexto escolar, com foco nas séries iniciais (com crianças de três a cinco anos) a partir do Jogo Dramático Infantil e de seu aproveitamento dentro ou fora da sala de aula, bem como de sua presença no Projeto Político Pedagógico escolar (PPP). Diante desse cenário, a sugestão de uma reavaliação na estrutura curricular, considerando a introdução do Teatro na Educação Infantil, emerge como uma proposta viável. Agregar os Jogos Dramáticos Infantis no PPP em colaboração com profissionais de teatro e a criação de espaços para atividades teatrais, podem ser estratégias promissoras para preencher a lacuna identificada. Essa abordagem não apenas atenderia à curiosidade natural das crianças, mas também enriqueceria o ambiente educacional com experiências formativas e lúdicas.
Palavras-chave: Jogo Dramático Infantil
Projeto Político Pedagógico
Teatro e Educação
Educação Infantil
Ensino Fundamental
CNPq: Artes Cênicas - Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Liliane Pires.pdf835,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.