Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38984
Tipo: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades de uso das TDIC nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Cruz, João Flávio Furtado
Primeiro Orientador: Pereira, Julio Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Anecleto, Úrsula Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Daniele
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Julio Neves
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (doravante TDIC) são indispensáveis para as práticas sociais atuais. Com essas tecnologias temos a possibilidade de ampliarmos nosso campo de pesquisa, usarmos o ciberespaço como um ambiente de interação e criação de novos conhecimentos. Além disso, eliminou-se as barreiras informacionais e comunicacionais entre as pessoas, independentemente da relação espaço-temporal, as práticas educacionais escolares e sociais foram ampliadas e fortificadas a partir do uso das TDIC. Assim, esta pesquisa buscou entender como os participantes (professor e aluno) representam para si e para o outro a presença das TDIC no cotidiano da escola, para assim compreender os desafios e as possibilidades de inserção dessas tecnologias em sala de aula. O problema central do estudo é compreender quais são os desafios e as possibilidades para a inserção das TDIC em sala de aula. Destacamos que o objeto do estudo é constituído por três instrumentos: um questionário digital, uma entrevista e uma roda de conversa virtual. Fundamentamo-nos em estudos e em abordagens sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação inseridas aos processos de ensino e de aprendizagem e em alguns pressupostos teóricos pertencentes à pedagogia dos multiletramentos, como exemplo: cultura digital; letramento multimidiático; letramento digital; cibercultura; multimodalidade; dentre outros. Mas também, apoiamo-nos em alguns conceitos-chave da Análise de Discurso Crítica (doravante ADC). Usamos como categorias de análise: o interdiscurso, a avaliação e a coesão. Metodologicamente, usamos uma proposta qualitativa em que os resultados dependeram do que os participantes disseram sobre as questões levantadas pelo pesquisador, ou surgidas nas interações entre os pares. Dessa forma, obtivemos como resultado que: a escola não pratica a cultura digital, há um discurso hegemônico que valoriza tão somente as tecnologias tradicionais, uma forte presença das TDIC nas vidas privadas dos participantes, e que existem normas na instituição que proíbem o uso dessas tecnologias pelos estudantes. Além disso, a infraestrutrura da escola não é favorável ao uso das TDIC e a formação do professor ainda é deficitária para o uso dessas tecnologias, dentre outros desafios que precisam ser encarados e superados para que essas tecnologias possam ser inseridas pedagogicamente na prática docente.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (hereinafter TDIC) are indispensable for current social practices. With these technologies we have the possibility of expanding our field of research, using cyberspace as an environment for interaction and creation of new knowledge. Furthermore, informational and communicational barriers between people were eliminated, regardless of the space-time relationship, school and social educational practices were expanded and strengthened through the use of TDIC. Thus, this research sought to understand how the participants (teacher and student) represent to themselves and to each other the presence of TDIC in the daily life of the school, in order to understand the challenges and possibilities of inserting these technologies in the classroom. The central problem of the study is to understand the challenges and possibilities for the insertion of TDIC in the classroom. We highlight that the object of the study consists of three instruments: a digital questionnaire, an interview and a virtual conversation circle. We are based on studies and approaches on the use of digital information and communication technologies included in teaching and learning processes and on some theoretical assumptions belonging to the pedagogy of multiliteracies, such as: digital culture; multimedia literacy; digital literacy; cyberculture; multimodality; among others. But we also rely on some key concepts from Critical Discourse Analysis (hereinafter CDA). We use as analysis categories. We used the following categories of analysis: interdiscourse, evaluation and cohesion. Methodologically, we used a qualitative proposal in which the results depended on what the participants said about the questions raised by the researcher, or arising in interactions between peers. In this way, we obtained as a result that: the school does not practice digital culture, there is a hegemonic discourse that only values traditional technologies, a strong presence of TDIC in the private lives of participants, and that there are rules in the institution that prohibit the use of these technologies by students. Furthermore, the school's infrastructure is not favorable to the use of TDIC and teacher training is still deficient in the use of these technologies, among other challenges that need to be faced and overcome so that these technologies can be pedagogically inserted into teaching practice.
Palavras-chave: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Linguagem e educação
Linguagem e língua - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Prática de ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38984
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Flávio Furtado Cruz - Dissertação de mestrado.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons