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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Assistência estudantil do ensino superior brasileiro: uma análise à luz da conquista da cidadania
Otros títulos : Student assistance in Brazilian higher education: an analysis in the light of the achievement of citizenship
metadata.dc.creator: Rocha, Cláudia Isabele dos Santos Pinho
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Décia, Ana Cristina Muniz
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Cássia Virgínia Bastos
metadata.dc.contributor.referee4: Pinho, Elisabete Aparecida
metadata.dc.contributor.referee5: Dantas, Lys Maria Vinhaes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como tema a análise da política de assistência estudantil das universidades federais brasileiras contemplando sua concepção, trajetória histórica e formalização das políticas à luz da conquista da cidadania. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, revisitar a trajetória histórica da política de assistência estudantil no ensino superior brasileiro para compreender e discutir sobre os processos de conformação de seus conceitos mínimos, sua regulamentação e estruturação. Nesse sentido, privilegiou analisar os principais processos sócio-históricos influentes que permitiram identificar as mudanças ocorridas no padrão da cidadania brasileira, dando destaque para os seguintes aspectos basilares: (i) a institucionalização de demandas históricas de movimentos sociais como políticas públicas; (ii) a complexificação destas políticas, a partir dos anos 2000; (iii) a adoção de mecanismos de ações afirmativas; e (iv) o processo de democratização do acesso nas Instituições Federais de Educação Superior brasileiras.
Resumen : history and formalization process in light of the achievement of citizenship. The general objective is to review its history to understand the formation of main concepts, regulation and structuring. Therefore, this study focused on historical processes to understand changes in the pattern of Brazilian citizenship, with emphasis on: (i) the institutionalization of historical struggles of social movements in the form of public policies (ii) the complexification of these policies from the 2000s onwards; (iii) implementation of affirmative action mechanisms and; (iv) democratization of admission to Federal Institutions of Higher Education.
Palabras clave : Assistência estudantil
Ensino superior
Políticas públicas
Cidadania
UFBA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38928
Fecha de publicación : 19-dic-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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