Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Blue skies 1 e o ensino da língua inglesa: uma análise crítica decolonial do livro didático
Autor(es): Lima, Washingtom Luis Pinheiro
Primeiro Orientador: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Eleomarques Ferreira
Resumo: Esta monografia apresenta reflexões e propostas quanto ao uso de livros didáticos no ensino de língua inglesa, que comumente trazem representações linguísticas e culturais centralizadas em países hegemônicos. Partindo de considerações autoetnográficas e avançado a uma pesquisa documental qualitativa, este trabalho está dividido em quatro seções que contemplam: um breve percurso histórico do ensino de língua inglesa; o meu percurso como aprendiz e professor e as minhas inquietações com as escolhas representativas de livros didáticos para o ensino de inglês; os aparatos metodológicos utilizados nesta pesquisa; e uma análise crítica decolonial, incluindo estratégias de adaptação, sobre a unidade seis do coursebook Blue Skies 1, que foi o material didático utilizado em 2022 quando atuei como professor em formação (PF) do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL). Objetiva-se, portanto, investigar elementos pluriculturais e plurilíngues de representação na unidade seis do Blue Skies 1 através dos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (Fairclough, 2001) e a teoria decolonial de Maldonado-T orres (2018), incluindo propostas de adaptação do material. A partir das reflexões realizadas, nota-se que a unidade em análise deixa lacunas quanto à representatividade pluricultural e linguística, perpetuando práticas que excluem países do Sul Global e, ao mesmo tempo, privilegiam a utópica figura do falante “nativo” - branco, heteronormativo e dominante, não abarcando minimamente aspectos críticos para uma educação linguística (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) de inglês. Palavras-chave: Livro didático; ensino decolonial; educação linguística; análise do discurso crítica; representações linguísticas e culturais;
Abstract: This undergraduate thesis presents reflections and proposals on the use of textbooks in English teaching, which commonly show linguistic and cultural representations that are centered on hegemonic countries. Starting from autoethnographic considerations and advancing to qualitative research, this work is divided into four parts that include: a brief summary of English language teaching (EL T); my own path as an apprentice and teacher , besides my concerns with the representative choices of textbooks for EL T ; the methods used in this research; and a decolonial and critical analysis on chapter six of the coursebook Blue Skies 1, which was a teaching resource, in 2022, when I worked as a professor em formação (PF), or trainee teacher , at the Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), including strategies to adapt this material. The aim, therefore, is to investigate pluricultural and plurilingual elements of representation throughout chapter six of Blue Skies 1 through the assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA) (Fairclough, 2001) and Maldonado-T orres' decolonial theory (2018). Regarding the reflections carried out, it is noted that the unit under analysis leaves gaps in terms of pluricultural and linguistic representation, perpetuating practices that reject countries from the Sul Global (Global South) and, at the same time, enhance the utopic representative of a “native” speaker - a white, heteronormative, belonging to the dominant group- not even covering critical aspects for language education (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) of English.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Análise do discurso
Linguística - Influencia cultural
Representações linguísticas e culturais
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Washington Lima- 26_12 - Versão para publicação .docx.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons