Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Lima, Washingtom Luis Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:31:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T17:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis presents reflections and proposals on the use of
textbooks in English teaching, which commonly show linguistic and cultural
representations that are centered on hegemonic countries. Starting from
autoethnographic considerations and advancing to qualitative research, this work is
divided into four parts that include: a brief summary of English language teaching
(EL T); my own path as an apprentice and teacher , besides my concerns with the
representative choices of textbooks for EL T ; the methods used in this research; and
a decolonial and critical analysis on chapter six of the coursebook Blue Skies 1,
which was a teaching resource, in 2022, when I worked as a professor em formação
(PF), or trainee teacher , at the Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL),
including strategies to adapt this material. The aim, therefore, is to investigate
pluricultural and plurilingual elements of representation throughout chapter six of
Blue Skies 1 through the assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA)
(Fairclough, 2001) and Maldonado-T orres' decolonial theory (2018). Regarding the
reflections carried out, it is noted that the unit under analysis leaves gaps in terms of
pluricultural and linguistic representation, perpetuating practices that reject countries
from the Sul Global (Global South) and, at the same time, enhance the utopic
representative of a “native” speaker - a white, heteronormative, belonging to the
dominant group- not even covering critical aspects for language education (Menezes
de Souza; Hashiguti, 2022) of English. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Linguística - Influencia cultural | pt_BR |
dc.subject | Representações linguísticas e culturais | pt_BR |
dc.subject.other | Textbook | pt_BR |
dc.subject.other | decolonial teaching | pt_BR |
dc.subject.other | language education | pt_BR |
dc.subject.other | Critical Discourse Analysis | pt_BR |
dc.subject.other | cultural and linguistic representations | pt_BR |
dc.title | Blue skies 1 e o ensino da língua inglesa: uma análise crítica decolonial do livro didático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Eleomarques Ferreira | - |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta reflexões e propostas quanto ao uso de livros didáticos
no ensino de língua inglesa, que comumente trazem representações linguísticas e
culturais centralizadas em países hegemônicos. Partindo de considerações
autoetnográficas e avançado a uma pesquisa documental qualitativa, este trabalho
está dividido em quatro seções que contemplam: um breve percurso histórico do
ensino de língua inglesa; o meu percurso como aprendiz e professor e as minhas
inquietações com as escolhas representativas de livros didáticos para o ensino de
inglês; os aparatos metodológicos utilizados nesta pesquisa; e uma análise crítica
decolonial, incluindo estratégias de adaptação, sobre a unidade seis do coursebook
Blue Skies 1, que foi o material didático utilizado em 2022 quando atuei como
professor em formação (PF) do Núcleo Permanente de Extensão em Letras
(NUPEL). Objetiva-se, portanto, investigar elementos pluriculturais e plurilíngues de
representação na unidade seis do Blue Skies 1 através dos pressupostos da Análise
de Discurso Crítica (ADC) (Fairclough, 2001) e a teoria decolonial de
Maldonado-T orres (2018), incluindo propostas de adaptação do material. A partir
das reflexões realizadas, nota-se que a unidade em análise deixa lacunas quanto à
representatividade pluricultural e linguística, perpetuando práticas que excluem
países do Sul Global e, ao mesmo tempo, privilegiam a utópica figura do falante
“nativo” - branco, heteronormativo e dominante, não abarcando minimamente
aspectos críticos para uma educação linguística (Menezes de Souza; Hashiguti,
2022) de inglês.
Palavras-chave:
Livro didático; ensino decolonial; educação linguística; análise do discurso crítica;
representações linguísticas e culturais; | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | LETRAS - INGLÊS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|