Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Washingtom Luis Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:31:28Z-
dc.date.available2024-01-19T17:31:28Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38900-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis presents reflections and proposals on the use of textbooks in English teaching, which commonly show linguistic and cultural representations that are centered on hegemonic countries. Starting from autoethnographic considerations and advancing to qualitative research, this work is divided into four parts that include: a brief summary of English language teaching (EL T); my own path as an apprentice and teacher , besides my concerns with the representative choices of textbooks for EL T ; the methods used in this research; and a decolonial and critical analysis on chapter six of the coursebook Blue Skies 1, which was a teaching resource, in 2022, when I worked as a professor em formação (PF), or trainee teacher , at the Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), including strategies to adapt this material. The aim, therefore, is to investigate pluricultural and plurilingual elements of representation throughout chapter six of Blue Skies 1 through the assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA) (Fairclough, 2001) and Maldonado-T orres' decolonial theory (2018). Regarding the reflections carried out, it is noted that the unit under analysis leaves gaps in terms of pluricultural and linguistic representation, perpetuating practices that reject countries from the Sul Global (Global South) and, at the same time, enhance the utopic representative of a “native” speaker - a white, heteronormative, belonging to the dominant group- not even covering critical aspects for language education (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) of English.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLinguística - Influencia culturalpt_BR
dc.subjectRepresentações linguísticas e culturaispt_BR
dc.subject.otherTextbookpt_BR
dc.subject.otherdecolonial teachingpt_BR
dc.subject.otherlanguage educationpt_BR
dc.subject.otherCritical Discourse Analysispt_BR
dc.subject.othercultural and linguistic representationspt_BR
dc.titleBlue skies 1 e o ensino da língua inglesa: uma análise crítica decolonial do livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.referee1Pereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.referee2Siqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.contributor.referee3Rocha, Eleomarques Ferreira-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta reflexões e propostas quanto ao uso de livros didáticos no ensino de língua inglesa, que comumente trazem representações linguísticas e culturais centralizadas em países hegemônicos. Partindo de considerações autoetnográficas e avançado a uma pesquisa documental qualitativa, este trabalho está dividido em quatro seções que contemplam: um breve percurso histórico do ensino de língua inglesa; o meu percurso como aprendiz e professor e as minhas inquietações com as escolhas representativas de livros didáticos para o ensino de inglês; os aparatos metodológicos utilizados nesta pesquisa; e uma análise crítica decolonial, incluindo estratégias de adaptação, sobre a unidade seis do coursebook Blue Skies 1, que foi o material didático utilizado em 2022 quando atuei como professor em formação (PF) do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL). Objetiva-se, portanto, investigar elementos pluriculturais e plurilíngues de representação na unidade seis do Blue Skies 1 através dos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (Fairclough, 2001) e a teoria decolonial de Maldonado-T orres (2018), incluindo propostas de adaptação do material. A partir das reflexões realizadas, nota-se que a unidade em análise deixa lacunas quanto à representatividade pluricultural e linguística, perpetuando práticas que excluem países do Sul Global e, ao mesmo tempo, privilegiam a utópica figura do falante “nativo” - branco, heteronormativo e dominante, não abarcando minimamente aspectos críticos para uma educação linguística (Menezes de Souza; Hashiguti, 2022) de inglês. Palavras-chave: Livro didático; ensino decolonial; educação linguística; análise do discurso crítica; representações linguísticas e culturais;pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseLETRAS - INGLÊSpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Washington Lima- 26_12 - Versão para publicação .docx.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons