Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
Otros títulos : Brazilian food retail: analysis of competitiveness and operational performance
metadata.dc.creator: Blanco, Ayllander Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira Júnior, Hamilton de Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Cabral, Bernardo Pereira
metadata.dc.description.resumo: Considerando um cenário de aumento da competitividade da economia, as empresas precisam formular estratégias competitivas para manter ou ampliar sua participação no mercado. Assim, é possível criar um diferencial em relação à concorrência, podendo se destacar no mercado. O objetivo deste presente trabalho é analisar as principais estratégias competitivas implementadas e os resultados alcançados pelo setor varejista alimentar brasileiro, a partir da abertura da economia brasileira nos anos 1990. Para tanto, pretende-se avaliar como o cenário de abertura da economia brasileira nos anos 1990 interferiu na dinâmica concorrencial das firmas, identificando as principais estratégias competitivas implementadas pelas redes de varejo alimentar nacionais, frente ao aumento da concorrência com as firmas estrangeiras. Além disso, será realizada a verificação dos impactos das estratégias adotadas no desempenho operacional conquistado pelas principais empresas nacionais do varejo alimentar. Pode-se notar que as estratégias competitivas das firmas brasileiras obtiveram relativo sucesso no impacto do desempenho organizacional. Contudo, com a entrada de firmas estrangeiras, houve um crescimento da concentração de mercado pelas grandes redes varejistas.
Resumen : Considering a scenario of increased economic competitiveness, companies need to formulate competitive strategies to maintain or expand their market share. Thus, it is possible to create a difference in relation to the competition, being able to stand out in the market. The objective of this present work is to analyze the main competitive strategies implemented and the results achieved by the Brazilian food retail sector, since the opening of the Brazilian economy in the 1990s. Therefore, the aim is to evaluate how the opening scenario of the Brazilian economy in the 1990s interfered in the competitive dynamics of firms, identifying the main competitive strategies implemented by national food retail chains, faced with increased competition with foreign firms. In addition, the impact of the strategies adopted on the operational performance achieved by the main national food retail companies will be verified. It can be noted that the competitive strategies of Brazilian firms were relatively successful in impacting organizational performance. However, with the entry of foreign firms, there was an increase in market concentration by large retail chains.
Palabras clave : Estratégia
Competitividade
Varejo alimentar
Supermercados
Comércio varejista
Economia industrial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
Citación : BLANCO, Ayllander Rodrigues. Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
Fecha de publicación : 13-dic-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdfTCC_Ayllander Blanco_Versão final559,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons