Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBlanco, Ayllander Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-12-21T16:26:17Z-
dc.date.available2023-12-21T16:26:17Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationBLANCO, Ayllander Rodrigues. Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766-
dc.description.abstractConsidering a scenario of increased economic competitiveness, companies need to formulate competitive strategies to maintain or expand their market share. Thus, it is possible to create a difference in relation to the competition, being able to stand out in the market. The objective of this present work is to analyze the main competitive strategies implemented and the results achieved by the Brazilian food retail sector, since the opening of the Brazilian economy in the 1990s. Therefore, the aim is to evaluate how the opening scenario of the Brazilian economy in the 1990s interfered in the competitive dynamics of firms, identifying the main competitive strategies implemented by national food retail chains, faced with increased competition with foreign firms. In addition, the impact of the strategies adopted on the operational performance achieved by the main national food retail companies will be verified. It can be noted that the competitive strategies of Brazilian firms were relatively successful in impacting organizational performance. However, with the entry of foreign firms, there was an increase in market concentration by large retail chains.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectVarejo alimentarpt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectEconomia industrialpt_BR
dc.titleVarejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacionalpt_BR
dc.title.alternativeBrazilian food retail: analysis of competitiveness and operational performancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus Júnior, Leonardo Bispo de-
dc.contributor.referee1Jesus Júnior, Leonardo Bispo de-
dc.contributor.referee2Ferreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.referee3Cabral, Bernardo Pereira-
dc.description.resumoConsiderando um cenário de aumento da competitividade da economia, as empresas precisam formular estratégias competitivas para manter ou ampliar sua participação no mercado. Assim, é possível criar um diferencial em relação à concorrência, podendo se destacar no mercado. O objetivo deste presente trabalho é analisar as principais estratégias competitivas implementadas e os resultados alcançados pelo setor varejista alimentar brasileiro, a partir da abertura da economia brasileira nos anos 1990. Para tanto, pretende-se avaliar como o cenário de abertura da economia brasileira nos anos 1990 interferiu na dinâmica concorrencial das firmas, identificando as principais estratégias competitivas implementadas pelas redes de varejo alimentar nacionais, frente ao aumento da concorrência com as firmas estrangeiras. Além disso, será realizada a verificação dos impactos das estratégias adotadas no desempenho operacional conquistado pelas principais empresas nacionais do varejo alimentar. Pode-se notar que as estratégias competitivas das firmas brasileiras obtiveram relativo sucesso no impacto do desempenho organizacional. Contudo, com a entrada de firmas estrangeiras, houve um crescimento da concentração de mercado pelas grandes redes varejistas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdfTCC_Ayllander Blanco_Versão final559,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons