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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alô, alô, você sabe quem eu sou? Memes da Inês Brasil como fontes de informação na internet pela comunidade LGBTQIA+
Autor(es): Santos, Jade de Jesus
Primeiro Orientador: Silva, Leyde Klebia Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Denise Braga
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Júnior, Jobson Francisco da
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção dos memes sobre Inês Brasil como fontes de informação na internet, entendendo as conexões entre meme e sociedade e os vínculos que constroem e fortalecem a memória social da comunidade LGBTQIA+. Para alcançar esse objetivo, pretendeu-se especificamente: identificar os critérios que caracterizam as fontes de informação na internet; traçar um perfil histórico sobre a personalidade Inês Brasil; selecionar os memes sobre Inês Brasil a partir da sua apropriação pela comunidade LGBTQIA+; avaliar os memes como fontes de informação na internet de acordo com os critérios identificados; e, discutir sobre as conexões entre meme e sociedade e os vínculos que constroem e fortalecem a memória social da comunidade LGBTQIA+. O referencial teórico contextualizou as fontes de informação, tipos de fontes de informação na internet e hipertextualidade, consumo e produção de conteúdo na internet pelos prosumers, e os critérios de avaliação de fontes de informação na internet. Ambientou os conceitos de meme na sociedade moderna, documento digital tangível e intangível e memória social. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo exploratória, descritiva e documental. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento “questionário”, aplicado no campo de pesquisa Instagram. Com as respostas obtidas com o questionário foi possível realizar o levantamento dos memes mais comentados, utilizando a página “memes da Inês Brasil” e a hashtag #MemedaInêsBrasil. Analisou-se as respostas dos questionários aplicando como método a netnografia, e a para os memes imagéticos selecionados, utilizou-se a leitura de imagens. Com os resultados da coleta dos dados, foi possível constatar que os memes da Inês Brasil são marcas identitárias que demarcam qual grupo/comunidade a pessoa faz parte, denotando a assinatura social pessoal. Com a coleta, também se levantou os memes da Inês Brasil mais utilizados e aplicamos os critérios de avaliação de fontes de informação na internet, aferindo as características dos memes como fontes de informação. Após a análise, discutiu-se as conexões entre os memes e memória social, visualizando os memes como instrumentos de identificação e comunicação. Por fim, concluise que os memes são fontes de informação na internet plurais e dinâmicas, formas de criar vínculos no ambiente virtual e presencial. Observou-se, também, que as fontes não precisam de uma textualização para informar, posto que podem ser comunicacionais com expressões e gestos, sendo empregadas com o objetivo de se conectar, engajar e criar vínculos em comum dentro de uma comunidade.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the production of memes about Inês Brasil as sources of information on the internet, understanding the connections between meme and society and the bonds that build and strengthen the social memory of the LGBTQIA+ community. To achieve this objective, it was specifically intended to: identify the criteria that characterize the sources of information on the internet; to draw a historical profile on the personality of Inês Brasil; select the memes about Inês Brasil based on their appropriation by the LGBTQIA+ community; evaluate memes as sources of information on the internet according to the identified criteria; and, discuss the connections between meme and society and the bonds that build and strengthen the social memory of the LGBTQIA+ community. The theoretical framework contextualized information sources, types of information sources on the internet and hypertextuality, consumption and production of content on the internet by prosumers, and the criteria for evaluating sources of information on the internet. It set the concepts of meme in modern society, tangible and intangible digital document and social memory. Methodologically, this research is characterized as qualitative exploratory, descriptive and documentary. For data collection, the instrument “questionnaire” was used, applied in the Instagram research field. With the answers obtained with the questionnaire, it was possible to survey the most commented memes, using the page “memes da Inês Brasil” and the hashtag #MemedaInêsBrasil. The answers to the questionnaires were analyzed using netnography as a method, and for the selected image memes, image reading was used. With the results of the data collection, it was possible to verify that the memes of Inês Brasil are identity marks that demarcate which group/community the person belongs to, denoting the personal social signature. With the collection, the most used Inês Brasil memes were also raised and we applied the criteria for evaluating sources of information on the internet, assessing the characteristics of memes as sources of information. After the analysis, the connections between memes and social memory were discussed, viewing memes as instruments of identification and communication. Finally, it is concluded that memes are plural and dynamic sources of information on the internet, ways to create links in the virtual and face-to-face environment. It was also observed that the sources do not need a textualization to inform, since they can be communicational with expressions and gestures, being used with the objective of connecting, engaging and creating common bonds within a community.Keywords: information sources on the internet; memes; Inês Brazil; LGBTQIA+ community.
Palavras-chave: fontes de informação na internet
memes
Inês Brasil
comunidade LGBTQIA+
memória social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.en
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38752
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Biblioteconomia (ICI)

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