Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38647
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título : Memorial ilustrado
metadata.dc.creator: Santos, Lissandra Patrícia Conceição dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Régia Mabel da Silva
metadata.dc.description.resumo: O projeto de pesquisa intitulado “Dança Afrorreferenciada na Escola Pública: pelo reconhecimento do corpo negro na infância” busca ressignificar e fortalecer a autoestima dos estudantes das séries finais do fundamental I, 4º e 5º ano, através da valorização da cultura negra, do sentimento de pertencimento, de direitos, da formação cultural e humana e da luta contra o racismo. Busca desenvolver práticas que estimulem o amor próprio e reconhecimentos de si e do corpo negro na infância dos alunos da educação básica de ensino através da dança, de palestras e reflexões de nossas raízes históricas com maior aceitação da sua cor, possibilitando vivências onde a criança negra se enxergue de forma potente, descontruindo assim, a ideia de história única que nos foi contada sobre nossa ancestralidade negra. O projeto foi desenvolvido na escola Municipal Lélis Piedade situada na comunidade de Cosme de Farias em Salvador - Bahia. As atividades ocorreram uma vez por semana durante o período contido entre os meses de setembro a dezembro de 2021, finalizando com a mostra de um guia Orí-entado intitulado “Mulheres Referências Negras na Dança em Salvador-Bahia”
Resumen : The research project entitled “Afro-referenced Dance in Public School: for the recognition of the black body in childhood” seeks to re-signify and strengthen the self-esteem of students in the final grades of fundamental I, 4th and 5th grade, through the appreciation of black culture, the feeling of belonging, rights, cultural and human formation and the fight against racism. It seeks to develop practices that encourage self-love and self-recognition and the black body in these students' childhood, through dance, lectures and reflections on our historical roots with greater acceptance of their color, enabling experiences where the black child sees himself in a different way potent, thus deconstructing the idea of a unique story that was told to us about our black ancestry. The project was developed at the Municipal School Lélis Piedade located in the community of Cosme de Farias in Salvador - Bahia. The activities took place once a week during the period between the months of September and December 2021, ending with the exhibition of an Orí-entado Guide entitled “Women Black References in Dance in Salvador-Bahia”.
Palabras clave : Dança
Dança - Estudo e ensino
Dança - Influencias africanas
Antirracismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38647
Fecha de publicación : 5-dic-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
memorial-ilustrado_lissandra.pdf18,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons