Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Fresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milênio
Otros títulos : Gap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milênio
metadata.dc.creator: Farias, Menahem Hein de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Paulo Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Angelo
metadata.dc.contributor.referee2: Bertissolo, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Paulo Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho.
Resumen : The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study.
Palabras clave : Ernst Widmer
Bordão e Bordadura
Cláusulas e Cadências
Falsas Relações
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
Fecha de publicación : 4-dic-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
6_Dissertao_de_Menahem_Hein_Oliveira_Farias_1_2 (1).pdf14,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons