Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Fresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milênio |
Otros títulos : | Gap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milênio |
metadata.dc.creator: | Farias, Menahem Hein de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Paulo Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Castro, Angelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bertissolo, Guilherme |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Paulo Costa |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho. |
Resumen : | The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study. |
Palabras clave : | Ernst Widmer Bordão e Bordadura Cláusulas e Cadências Falsas Relações |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
metadata.dc.rights: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565 |
Fecha de publicación : | 4-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGMUS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
6_Dissertao_de_Menahem_Hein_Oliveira_Farias_1_2 (1).pdf | 14,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons