Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Menahem Hein de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T07:31:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T07:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565 | - |
dc.description.abstract | The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Ernst Widmer | pt_BR |
dc.subject | Bordão e Bordadura | pt_BR |
dc.subject | Cláusulas e Cadências | pt_BR |
dc.subject | Falsas Relações | pt_BR |
dc.subject.other | Ernst Widmer | pt_BR |
dc.subject.other | Drones and shakes | pt_BR |
dc.subject.other | Clausulae and cadences | pt_BR |
dc.subject.other | False Relations | pt_BR |
dc.title | Fresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milênio | pt_BR |
dc.title.alternative | Gap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milênio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Paulo Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Castro, Angelo | - |
dc.contributor.referee2 | Bertissolo, Guilherme | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Paulo Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5609158712129899 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6_Dissertao_de_Menahem_Hein_Oliveira_Farias_1_2 (1).pdf | 14,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons