Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38535
Tipo: Tese
Título: Ditadura civil militar brasileira e a biopolítica cisheteronormativa da censura no teatro soteropolitano (1968 – 1988)
Título(s) alternativo(s): Brazilian civil military dictatorship and the cisheteronormative biopolitics of censorship in theater in Salvador, Bahia (1968 – 1988)
Autor(es): Simões, Kleber José F.
Primeiro Orientador: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee1: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee2: Quinalha, Renan H.
metadata.dc.contributor.referee3: Veras, Elias Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee5: Gumes, Nadja Vladi C.
Resumo: A tese analisa o fenômeno da censura moral como uma atividade regulatória da produção artística e da população durante a ditadura civil militar brasileira na cidade de Salvador. Examinando notícias publicadas em jornais da capital baiana, entrevistas com atores/atrizes e dramaturgos/as soteropolitanos e documentos oficiais emitidos pelo Departamento de Censura e Diversões Pública (DCDP), tais como laudos dos censores, alvarás de licença, textos das peças com inscrições feitas pelos técnicos da censura, leis e decretos emitidos pelo governo brasileiro entre os anos de 1968 a 1988, a tese evidencia o uso tecnologia da censura como um aparato da biopolítica (FOUCAULT, 2008) do Estado ditatorial na reiteração da cisheteronormatividade (BUTLER, 2001; VERGEUIRO, 2016) e na regulação da condição de aparecimento das representações das vidas sexo e gênero dissidentes. Para tanto, a tese evidencia como o contexto pré-1964, com a profusão do pânico moral, estabeleceu a retórica de defesa da moral e das famílias e a noção de uma ordem social estabilizada, segura e unitária, que resultou no uso da tecnologia censória como meio de regulação das dissidências sexuais e de gênero pelo regime ditatorial civil militar. A tese é de que a censura moral desempenhou uma função política primordial na reiteração da cisheteronormatividade ao regular as condições de aparição e dizibilidade das dissidências sexuais e de gênero, como homossexuais e travestis, em textos de espetáculos soteropolitanos. Ao final, a tese critica o conceito de teatro político e sugere a categoria analítica do artivismo como capaz de gerar novos arranjos discursivos para compreender as resistências realizadas por produtores, artistas e espetáculos que buscaram visibilizar formas de vida não cisheterocentradas durante o regime ditatorial.
Abstract: The thesis analyzes the phenomenon of moral censorship as a regulatory activity of artistic production and the population during the Brazilian civil-military dictatorship in the city of Salvador. Examining news published in newspapers in the capital of Bahia, interviews with actors/actresses and playwrights from Salvador and official documents issued by the Department of Censorship and Public Entertainment (DCDP), such as censors' reports, license permits, texts of plays with inscriptions made by censorship technicians, laws and decrees issued by the Brazilian government between the years 1968 to 1988, the thesis highlights the use of censorship technology as an apparatus of biopolitics (FOUCAULT, 2008) of the dictatorial State in the reiteration of cisheteronormativity (BUTLER, 2001; VERGEUIRO, 2016) and in the regulation of the condition for the appearance of representations of dissident sex and gender lives. To this end, the thesis shows how the pre-1964 context, with the profusion of moral panic, established the rhetoric in defense of morals and families and the notion of a stabilized, safe and unitary social order, which resulted in the use of censorship technology as a means of regulating sexual and gender dissidence by the civil-military dictatorial regime. The thesis is that moral censorship played a key political role in the reiteration of cisheteronormativity by regulating the conditions for the appearance and sayability of sexual and gender dissidence, such as homosexuals and transvestites, in texts from Salvadoran shows. In the end, the thesis criticizes the concept of political theater and suggests the analytical category of artivism as capable of generating new discursive arrangements to understand the resistances carried out by producers, artists and shows that sought to make visible non cisheterocentric forms of life during the dictatorial regime.
Palavras-chave: Teatro - Bahia
Teatro - Censura - Aspectos políticos - História - Século XX
Teatro - Aspectos políticos - Salvador (BA)
Política e cultura - Brasil - História - Século XX
Brasil - Política e governo - 1968-88
Identidade de gênero
Biopolítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38535
Data do documento: 12-Mai-2023
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Kleber José F Simões.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons