Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502
Tipo: Tese
Título: A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz
Título(s) alternativo(s): The Desiring Voice: Paths and Clues for a Pedagogy of the Voice
Autor(es): Rocha, Valéria
Primeiro Orientador: Vargens, Meran
metadata.dc.contributor.referee1: Molinari, Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Jacobs, Daiane
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Daniela
metadata.dc.contributor.referee4: Hamad, Ana Flávia
metadata.dc.contributor.referee5: Jacobs, Daiane
Resumo: Esta pesquisa delineia uma proposta de pedagogia vocal teórico-prática entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde seu bacharelado em Artes Cênicas até seu desenvolvimento e refinamento como condutora de práticas vocais, abrangendo 13 anos de experiências em voz. Também é alicerçada com os saberes da dança, da música e da educação somática, assim como da filosofia, tecendo o que se denomina na tese “voz desejante”. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 e 2022. A hipótese é a de que, devido à multiplicidade e à diversidade das linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea, o atuante trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte deste, revelando práticas que abrangem criativamente seu corpo físico e sensório. Diante disso, esta tese apresenta os pilares, os aspectos gerais, a poética, assim como a estrutura metodológica de tal prática vocal, objetivando potencializar a percepção e a sensibilidade do atuante no contexto que a cena teatral contemporânea exige. Tal percurso revela a voz como ato de dança, reverberando a unicidade dos indivíduos e apresentando-se como ato enunciativo.
Abstract: This research outlines a proposal for a theoretical-practical vocal pedagogy intertwined with the author's teaching and theatrical experience, spanning from her undergraduate studies in Performing Arts to her development and refinement as a vocal practitioner, covering 13 years of voice-related experiences. It is also grounded in knowledge from dance, music, somatic education, as well as philosophy, weaving what is referred to in the thesis as the "desiring voice." In this context, the creation, development, and analysis of practices conducted in rehearsal rooms in 2019 during her teaching internship within the Laboratório de Criação (Creation Laboratory) course at the Federal University of Bahia are presented. Additionally, workshops conducted in partnership with the Teatro Vila Velha between 2019 and 2022 are discussed. The hypothesis is that, due to the multiplicity and diversity of artistic languages found in the contemporary scene, the performer works at the limits of their own being, demanding different modes of activation and listening, revealing practices that creatively encompass their physical and sensory body. Given this, this thesis presents the foundations, general aspects, poetics, as well as the methodological structure of such vocal practice, aiming to enhance the performer's perception and sensitivity within the context demanded by contemporary theater. This journey reveals the voice as a dance act, resonating the uniqueness of individuals and presenting itself as an enunciative act.
Palavras-chave: Voz
Pedagogia vocal
CNPq: Teatro
Artes cênicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons