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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38488
Tipo: Tese
Título: Duas irmãs: literatura, cinema e relações de gênero no espaço familiar
Título(s) alternativo(s): Two Sisters: literature, cinema and gender relations in the family space
Deux Soeurs : littérature, cinéma et relations de genre dans l’ambiance familiale
Autor(es): Vieira, Eliana Sales
Primeiro Orientador: Vieira, Nancy Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Nancy Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Sayonara Amaral de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee5: Costa, Suzane Lima
Resumo: Nesse estudo, propõe-se analisar os romances A costureira e o cangaceiro (2009), de Frances de Pontes Peebles, e A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha, cujas narrativas possuem irmãs como personagens protagonistas e ambientam-se, respectivamente, entre as décadas de 1920-1930, e de 1940-1960; e suas adaptações cinematográficas, os filmes Entre irmãs (2017), dirigido por Breno Silveira, e A vida invisível (2019), com direção de Karim Aïnouz, respectivamente. Considerando-se a tradição de as ficções que têm como temática a relação fraterna apresentarem histórias que se passam com irmãos homens que protagonizam uma relação marcada pela rivalidade, observa-se, a partir da análise do corpus dessa pesquisa, um diferente cenário de representações na ficção contemporânea. Trata-se da atual recorrência de narrativas literárias e cinematográficas que abordam a relação entre irmãs, pelo viés do afeto e da solidariedade. Assim sendo, o enfoque dessa investigação recai sobre as representações femininas, sob a perspectiva das relações de gênero que perpassam o espaço familiar, apresentadas nessas ficções. A partir dessa análise, nota-se como esse sentimento de fraternidade se constituiu em um elo de fortalecimento diante de importantes temáticas que marcaram as relações de gênero ao longo do século XX e que perpassaram as histórias dessas irmãs. Dentre essas questões, destacam-se: o silenciamento da mulher em uma cultura machista e patriarcal, o modelo tradicional de casamento e o papel social da família, a violência de gênero, o feminismo e a sexualidade. Para orientar a discussão desenvolvida nessa pesquisa, são considerados: os estudos teóricos da adaptação (STAM, 2006), (HUTCHEON, 2013); o conceito de “tecnologia de gênero”, de Lauretis (1994); as considerações sobre cinema e feminismo de Gubernikoff (2009, 2016); os estudos sobre a história das mulheres (DEL PRIORE, 2009, 2011, 2013, 2016), (PINSKY, 2011, 2012); o entendimento sobre patriarcado e violência de gênero de Saffioti (1987, 1994, 2015); as reflexões sobre relações fraternas empreendidas pela Psicanálise (BIRMAN, 2000), (KEHL, 2000), entre outros estudiosos. O pressuposto que norteia esse trabalho investigativo é o de que as representações do feminino presentes nas obras analisadas possibilitam um discurso que problematiza as representações de gênero e questionam os papéis que foram socialmente construídos para serem exercidos por homens e mulheres no interior da sociedade. Espera-se, portanto, que essa pesquisa propicie reflexões acerca das opressões sofridas pelas mulheres, que foram (são) silenciadas pela norma patriarcal, bem como sobre as possibilidades de protagonismo feminino ocorridas nos períodos representados pelas narrativas, sob a égide de um sistema classista, racista, patriarcal e sexista.
Abstract: In this study, we aim to study the novels A costureira e o cangaceiro (2009), by Frances de Pontes Peebles, and A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016), by Martha Batalha, whose narratives have sisters as protagonists and which take place, respectively, between the decades of 1920-1930, and 1940-1960. Hereby, we also study its film adaptations: Entre irmãs (2017), directed by Breno Silveira, and A vida invisível (2019), with the direction of Karim Aïnouz. Taking into consideration the tradition that the fictional stories, which are about fraternal relationships, are stories about brothers who have a relationship which is marked by rivalry, it is observed, through the analysis of this study’s corpus, a different setting of representation in the contemporary fiction. It is about the current recurrence of literary and cinematographic narratives on the relationship among sisters, by the bias of affection and solidarity. Therefore, the focus of this survey is on the female representations, under the perspective of gender relations that pervade the family space which are shown in these fictions. Through this analysis, it can be noticed how this feeling of fraternity was built in a bond of strengthening, given the important topics that marked gender relations along the 20th century, and that run through these sisters’ stories. Among these issues, we highlight women’s silencing in a sexist and patriarchal culture, the traditional model of marriage and family’s social role, gender violence, feminism and sexuality. In order to guide the discussion that was developed in this study, there are considered: the theoretical studies of the adaptation (STAM, 2006), (HUTCHEON, 2013); the concept of “gender technology” by Lauretis (1994); the considerations on cinema and feminism by Gubernikoff (2009, 2016); the studies on women’s story (DEL PRIORE, 2009, 2011, 2013, 2016), (PINSKY, 2011, 2012); the understanding on patriarchy and gender violence by Saffioti (1987, 1994, 2015); the reflections on fraternal relationships undertaken by Psychoanalysis (BIRMAN, 2000), (KEHL, 2000), among other scholars. The presupposition that guides this investigative study, is the one the representations of the feminine, which are present, in the analyzed works, make it possible a discourse that problematizes the gender representations and that questions the roles that had been socially built to be exerted by men and women in the society. It is aimed, therefore, that this survey promotes reflections about the oppression suffered by women who had been (and are) silenced by the patriarchal norm, as well as on the possibilities of female protagonism in the periods represented by the narratives, under the aegis of a classicist, racial, patriarchal and sexist system.
Palavras-chave: Literatura brasileira - História e crítica
Cinema e literatura
Adaptações para o cinema
Batalh,a, Marta, 1973- - Crítica e interpretação
Peebes, Frances de Pontes - Crítica e interpretação
Batalha, Marta - A vida invisível de Eurípedes Gusmão
Peebes, Frances de Pontes . A costureira e o cangaceiro
Siveira, Breno, 1964-2002 - Entre irmães (Filme)
Ainouz< Karim, 1966- - A vida invisível ( Filme)
Mulheres na literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Citação: VIEIRA, Eliana Sales. Duas irmãs: literatura, cinema e relações de gênero no espaço familiar. Orientadora: Profa. Dra. Nancy Rita Ferreira Vieira. 2023. 243 f.: il. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura) - Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38488
Data do documento: 19-Set-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

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