Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38480
Tipo: Dissertação
Título: Em um processo pedagógico de criação em dança: uma perspectiva sistêmica sobre copiar, aprender e criar.
Autor(es): Oliveira, Joseane Rodrigues
Primeiro Orientador: Britto, Fabiana Dultra
metadata.dc.contributor.referee1: Britto, Fabiana Dultra
metadata.dc.contributor.referee2: Setenta, Jussara Sobreira
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Adriana Bittencourt
Resumo: Essa pesquisa refletiu sobre como os corpos aprendem a criar dança ao copiarem ou repetirem movimentos, ações, gestos e danças. A reflexão desenvolveu-se a partir de um processo pedagógico de criação em dança registrado no período letivo 2014.1, durante o tirocínio docente e disciplinas do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Bahia. A situação analisada foi discutida criticamente a partir dos estudos de Jorge Vieira a respeito da Teoria Geral dos Sistemas e de alguns pontos de vista da neurociência e da dança compatíveis com essa teoria, sendo possível verificar uma correspondência entre copiar, aprender e criar enquanto o corpo está em ação motora, ou seja, dançando. Nesse percurso, a pesquisa verificou através da cópia/repetição que aprender (que é criar em alguma medida) e criar (que também é aprender em alguma proporção) são ações muito propícias à permanência ou sobrevivência de sistemas como corpo, dança e educação. Em contraponto ao emaranhamento de copiar, aprender e criar, a pesquisa também observou noções de criação na dança nas quais copiar e criar ou aprender e criar apresentam um certo distanciamento ou oposição. Por fim, a pesquisa reforça a potência do pensamento sistêmico para estudar aprendizagem e criação na dança.
Abstract: This research reflected on how bodies learn to create dance by copying or repeating movements, actions, gestures, and dances. The reflection (work/study) was developed through a pedagogical process of creation in dance registered in the academic period 2014.1, during the teaching cycle and disciplines of the Bachelor's Degree in Dance at the Federal University of Bahia. The situation analyzed was critically discussed based on the studies of Jorge Vieira on the General Theory of Systems and from some points of view of neuroscience and dance compatible with that theory so that it was possible to verify a correspondence between copying, learning, and creating while the body is in motor action, i.e., dancing. This way, it was verified through the copy/repetition that learning (which means to create to some extent) and to create (which means also to learn in some proportion) are very propitious actions to the permanence or survival of systems such as body, dance, and education. In compliance with the entanglement of copying, learning, and creating, the research also observed notions of creation in dance in which copying and creating or learning and creating present a certain distancing or opposition. Finally, the research reinforces the power of systems thinking to study learning and creation in dance.
Palavras-chave: Dança
Dança - Estudo e ensino
Aprendizagem perceto-motora
Criação (Literária, Artística, etc.)
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38480
Data do documento: 7-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joseane Rodrigues.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.