https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38479
Tipo: | Tese |
Título: | Arte com e contra o arquivo: ensaios de um negro artista sobre memória, artes visuais e narrativas afro- brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Art with and against the archive: essays by a black man artist on memory, visual arts and Afro-Brazilian narratives |
Autor(es): | Sant'Anna, Tiago dos Santos de |
Primeiro Orientador: | Colling, Leandro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Simões, Igor Moraes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Matheus Araújo dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Cidreira, Renata Pitombo |
metadata.dc.contributor.referee5: | Colling, Leandro |
Resumo: | Esta tese aponta como a prática das Artes Visuais colabora para o estranhamento de arquivos históricos. Ao cruzar uma análise de poéticas artísticas, memórias do corpo, narrativas coletivas e destrinchar obras de arte, o texto descortina como os arquivos relacionados com as populações afro-brasileiras nos contam uma história oficial, ao mesmo tempo em que - quando investigados com mais complexidade e observações a partir de conhecimentos subalternizados - depõem contra essa mesma mirada ora tomada como verdade única. Escrita por meio de ensaios, a tese traz em cada uma das partes episódios específicos que servem como paisagem para uma investigação sobre as vinculações entre arte, arquivo e história. Percorrendo um caminho que costura narrativas pessoais com panos de fundo coletivos, o texto origina uma escrita de um artista-pesquisador – que toma proveito dessas duas diferentes posições para promover distintos fluxos entre a produção artística e acadêmica. A tese se vale de referências que perpassam os campos das Artes Visuais, da História, da produção intelectual e ativismos negros, além dos estudos decoloniais, na tentativa de estabelecer a interdisciplinaridade como um caminho na resolução de questões relacionadas com o direito à memória e o racismo. O autor indaga o que vem à tona quando as Artes Visuais atravessam os muros dos espaços institucionalizados e começam a percorrer os caminhos da produção da história, esquadrinhando quais outros arquivos poderiam ser analisados para que não tivéssemos, ainda hoje, uma história oficial excludente. |
Abstract: | This thesis has as its main axis to point out how the practice of Visual Arts contributes to wonder the historical archives. By crossing an analysis of artistic poetics, body memories, collective narratives and unraveling works of art, the text reveals how the archives related to the Afro-Brazilian populations tell us an official history, at the same time that - when investigated with more complexity and bringing observations from subaltern knowledges - testify against this same view now taken as the only truth. Written through essays, the thesis brings in each of its parts specific episodes that serve as a backdrop for an investigation into the links between art, archives and history. Following a path that weaves together personal narratives with collective backgrounds, the text originates the writing of an artist-researcher – who takes advantage of these two different positions to promote different flows between artistic and academic production. The thesis draws on references that permeate the fields of Visual Arts, History, black intellectual production and activism and decolonial studies in an attempt to establish interdisciplinarity as a way to resolve issues related to the right to memory and racism structural. The author asks what comes to the fore when the Visual Arts cross the walls of institutionalized spaces and begin to walk the paths of history production, scrutinizing which other archives could be analyzed so that we do not have, even today, an exclusive official history. |
Palavras-chave: | Artes Visuais Arquivo histórico Arte brasileira Memória Negros na arte Arte afro-americana |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38479 |
Data do documento: | 19-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - TIAGO SANT'ANA - REPOSITÓRIO.pdf | 27,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.