Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSant'Anna, Tiago dos Santos de-
dc.date.accessioned2023-11-16T16:59:16Z-
dc.date.available2023-11-16T16:59:16Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38479-
dc.description.abstractThis thesis has as its main axis to point out how the practice of Visual Arts contributes to wonder the historical archives. By crossing an analysis of artistic poetics, body memories, collective narratives and unraveling works of art, the text reveals how the archives related to the Afro-Brazilian populations tell us an official history, at the same time that - when investigated with more complexity and bringing observations from subaltern knowledges - testify against this same view now taken as the only truth. Written through essays, the thesis brings in each of its parts specific episodes that serve as a backdrop for an investigation into the links between art, archives and history. Following a path that weaves together personal narratives with collective backgrounds, the text originates the writing of an artist-researcher – who takes advantage of these two different positions to promote different flows between artistic and academic production. The thesis draws on references that permeate the fields of Visual Arts, History, black intellectual production and activism and decolonial studies in an attempt to establish interdisciplinarity as a way to resolve issues related to the right to memory and racism structural. The author asks what comes to the fore when the Visual Arts cross the walls of institutionalized spaces and begin to walk the paths of history production, scrutinizing which other archives could be analyzed so that we do not have, even today, an exclusive official history.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectArquivo históricopt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNegros na artept_BR
dc.subjectArte afro-americanapt_BR
dc.subject.otherVisual Artspt_BR
dc.subject.otherArchivept_BR
dc.subject.otherafro brazilian artpt_BR
dc.subject.othermemorypt_BR
dc.subject.otherhistorypt_BR
dc.titleArte com e contra o arquivo: ensaios de um negro artista sobre memória, artes visuais e narrativas afro- brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeArt with and against the archive: essays by a black man artist on memory, visual arts and Afro-Brazilian narrativespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.contributor.advisor1Colling, Leandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841032316581104pt_BR
dc.contributor.referee1Simões, Igor Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4926614108100264pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Matheus Araújo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7593300755741680pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Marcelo Gustavo Lima de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4042663622905586pt_BR
dc.contributor.referee4Cidreira, Renata Pitombo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005557247744604pt_BR
dc.contributor.referee5Colling, Leandro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841032316581104pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-1794-0731pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8562925114595963pt_BR
dc.description.resumoEsta tese aponta como a prática das Artes Visuais colabora para o estranhamento de arquivos históricos. Ao cruzar uma análise de poéticas artísticas, memórias do corpo, narrativas coletivas e destrinchar obras de arte, o texto descortina como os arquivos relacionados com as populações afro-brasileiras nos contam uma história oficial, ao mesmo tempo em que - quando investigados com mais complexidade e observações a partir de conhecimentos subalternizados - depõem contra essa mesma mirada ora tomada como verdade única. Escrita por meio de ensaios, a tese traz em cada uma das partes episódios específicos que servem como paisagem para uma investigação sobre as vinculações entre arte, arquivo e história. Percorrendo um caminho que costura narrativas pessoais com panos de fundo coletivos, o texto origina uma escrita de um artista-pesquisador – que toma proveito dessas duas diferentes posições para promover distintos fluxos entre a produção artística e acadêmica. A tese se vale de referências que perpassam os campos das Artes Visuais, da História, da produção intelectual e ativismos negros, além dos estudos decoloniais, na tentativa de estabelecer a interdisciplinaridade como um caminho na resolução de questões relacionadas com o direito à memória e o racismo. O autor indaga o que vem à tona quando as Artes Visuais atravessam os muros dos espaços institucionalizados e começam a percorrer os caminhos da produção da história, esquadrinhando quais outros arquivos poderiam ser analisados para que não tivéssemos, ainda hoje, uma história oficial excludente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - TIAGO SANT'ANA - REPOSITÓRIO.pdf27,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.