Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38478
Tipo: Dissertação
Título: Um olhar acerca dos processos identitários sob uma perspectiva da escrita de si de alunos do sétimo ano do ensino fundamental II.
Autor(es): Carneiro, Katy Maiane
Primeiro Orientador: Lima, Raquel Nery Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Raquel Nery Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Fátima Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Adriana Franco de
Resumo: O presente trabalho, de caráter memorialístico e bibliográfico, se desenvolve a partir de um questionamento: Como a escrita de si pode favorecer a construção do processo identitário considerando o contexto socioeconômico do aluno? Tem por objetivo, em linhas gerais, explorar e compreender as repercussões das condições socioeconômicas nos letramentos de estudantes do ensino fundamental a partir de práticas de escrita de si promotoras de subjetivação. Dessa forma, realizei um exercício memorialístico com duas funções, sendo essas o memorial, em que refleti sobre as minhas experiências de letramento desde a infância até a minha formação acadêmica e profissional. A outra foi a de realizar uma pesquisa bibliográfica que, por sua vez, dá um embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento de um projeto pedagógico inspirado em práticas de escrita de si. A autobiografia juntamente com o poema foram os gêneros escolhidos para, na proposta pedagógica aqui desenvolvida, provocar o/a estudante a explorar a escrita de si, como uma forma de, através das palavras, refletir e elaborar sua subjetividade e identidade. Diante disso, este trabalho visa expor uma proposta de atividade voltada a alunos/as do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima. No embasamento teórico desta pesquisa, comparecem autores como Street (2014), Kleiman (2005), Galvão (2003), Soares (2003), Foucault (1992), Artières (1998), Souza (2018), Hall (2014), Nogueira e Nogueira (2021), entre outros teóricos.
Abstract: The present work, of a memorialistic and bibliographic nature, is developed from a question: How can self-writing favour the construction of the identity process considering the socioeconomic context of the student? It aims, in general terms, to explore and understand the repercussions of socioeconomic conditions on the literacy of elementary school students based on self-writing practices that promote subjectivation. In this way, I carried out a memorial exercise in which I reflected on my literacy experiences from childhood to my academic and professional training. I also carried out bibliographical research seeking a theoretical and methodological basis for the development of a pedagogical project inspired by self-writing practices. The autobiography together with the poem were the genres chosen to, in the pedagogical proposal developed here, provoke the student to explore the writing of himself as a way of, through words, reflecting and elaborating his/her subjectivity and identity. This work results, therefore, in a proposal for an activity aimed at students in the 7th year of Elementary School at Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima. In the theoretical basis of this research, authors such as Street (2014), Kleiman (2005), Galvão (2003), Soares (2003), Foucault (1992), Artières (1998), Souza (2018), Hall (2014), Nogueira and Nogueira (2021), among other theorists.
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Letramento
Identidade social
Análise do discurso normativo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38478
Data do documento: 25-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons