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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPassos, Yasmim Moura-
dc.date.accessioned2023-11-16T13:00:40Z-
dc.date.available2023-11-16T13:00:40Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationPASSOS, Yasmim Moura. Responsabilidade civil em face da propaganda enganosa ambiental: fenômeno do greenwashing e a necessária regulamentação no ordenamento jurídico brasileiro. Orientadora: Joseane Suzart. 2021. 159 f. Monografia (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38463-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectPublicidade enganosapt_BR
dc.subjectRegulamentaçãopt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGreenwashingpt_BR
dc.subject.otherVulnerabilitypt_BR
dc.subject.otherMisleading publicitypt_BR
dc.subject.otherRegulationpt_BR
dc.subject.otherConsumer lawpt_BR
dc.titleResponsabilidade civil em face da propaganda enganosa ambiental: o fenômeno do Greenwashing e a necessária regulamentação no ordenamento jurídico Brasileiropt_BR
dc.title.alternativeCivil liability in the face of misleading environmental advertising: greenwashing phenomenon and the necessary regulation in the brazilian legal systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Joseane Suzart Lopes da-
dc.contributor.referee1Silva, Joseane Suzart Lopes da-
dc.contributor.referee2Souza Filho, Iran Furtado de-
dc.contributor.referee3Souza, Bruno Moitinho Andrade de-
dc.description.resumoA presente monografia visa apresentar o fenômeno do greenwashing sob a ótica consumerista, especialmente no que tange à vulnerabilidade ambiental, ao direito à informação e ao princípio da transparência nas relações de consumo. Além disso, objetiva-se verificar a aplicabilidade das normas referentes à publicidade enganosa no contexto da prática de maquiagem verde. Como hipótese principal do estudo, questiona-se acerca da eventual necessidade de regulamentação federal específica, visando coibir e desestimular o marketing verde supostamente enganoso. Para tal fim, será examinado o desenvolvimento da sociedade do hiperconsumo, o surgimento das noções de meio ambiente ecologicamente equilibrado e o consumo sustentável, assim como a proteção constitucional conferida ao consumidor e ao meio ambiente. Em seguida, averiguar-se-á o direito do consumidor à informação, bem como o conceito de greenwashing e suas principais estratégias, através do estudo de três casos clássicos de maquiagem verde. Por conseguinte, será examinada a possível configuração do marketing verde enquanto propaganda ilícita, a violação ao princípio da transparência e, ainda, três entendimentos jurisprudenciais firmados em relação ao tema. Por fim, serão estudados aspectos relativos à responsabilidade objetiva dos fornecedores prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, assim como a provável necessidade de regulamentação específica acerca do tema. Na metodologia, adotou- se como método científico tradicional o hipotético-dedutivo, como método filosófico, o dialético, e como métodos sociológicos, o histórico e o monográfico. No aspecto jurídico, recorreu-se à hermenêutica e ao viés crítico-metodológico no que tange à linha metodológica. Com relação aos tipos genéricos de investigação, optou-se pela histórico-jurídica e a jurídico-propositiva. A vertente teórico-metodológica assumida, por sua vez, foi a jurídico-sociológica. Em face da técnica, foi escolhida aquela voltada à documentação indireta. Ainda, considerando-se os tipos de pesquisa, com base nos objetivos pretendidos, acolheu-se a pesquisa exploratória e, tendo em vista os procedimentos técnicos utilizados, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e ao estudo de casos. Finalmente, quanto à natureza da abordagem e a forma de abordagem do problema, escolheu-se, respectivamente, a pesquisa básica e a pesquisa qualitativa. Ao final, será demonstrado que, embora evidente o enquadramento das normas consumeristas ao fenômeno do greenwashing, denota-se necessária regulamentação específica voltada ao desestímulo e ao combate da prática enganosa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseDIREITOpt_BR
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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