Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38431
Tipo: Dissertação
Título: Literatura em sala de aula: um exercício para a formação humana
Autor(es): Silva, Ivaneide Gomes da
Primeiro Orientador: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alvanita Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: JUNIOR, JOSE WELTON FERREIRA DOS SANTOS
Resumo: Considerando que muitas vezes a leitura e o trabalho com o texto literário em sala de aula tem um lugar subjugado diante das problemáticas em torno do que se ensinar, frente a um tempo mínimo para o cumprimento de todos conteúdos programáticos dos planos anuais de ensino para o ano letivo, este trabalho visa exercitar a leitura, de modo que essa atividade se torne parte do currículo de língua portuguesa nas classes de sexto ano se moldando, portanto, como um conteúdo, para que com isso se caracterize como ítem de ensino. Assim, apresento uma proposição de oficinas que versam sobre alguns temas que considero relevantes para o tempo humano de garotas e garotos com faixa-etária entre onze e doze anos, mas que deixa uma abertura para tantas outras possibilidades de intervenções, através do olhar atento do moderador da aplicação. Em vista de promover uma ampliação do entendimento de que se estamos numa posição de país multicultural, há que ser considerado tal aspecto, de modo a possibilitar aos educandos se observarem equitativamente e se reestruturarem através do exercício de vivências oferecidas pelos textos literários. Ao mesmo tempo, importa que seja construído o hábito e o prazer advindos do contato com as narrativas literárias trabalhadas em sala de aula. Nesse caminho, as oficinas trazem textos de autoria da escritora Cidinha da Silva, como também a obra Os Nove Pentes D’África, da mesma autora, com ilustrações de Iléa Ferraz. A escolha se deu pela abordagem ampla na obra de temas que envolvem a ancestralidade, os relacionamentos entre familiares, e os mais variados sentimentos contidos em qualquer relação humana. As atividades serão realizadas a partir de oficinas, uma vez que essa metodologia abre um leque de possibilidades para o exercício de atividades leitoras, como também acionam a fabulação, tanto individual quanto socializada. A escolha se estabeleceu também pela compreensão de que os sentidos do texto literário são constituídos através dos diálogos entre os seus leitores, que, a partir de uma mediação planejada, possibilitam a discussão sobre cultura e a construção de uma postura decolonial. Logo, o exercício do ato de ler, o aprimoramento do letramento literário devem ocorrer com vistas à formação de leitores críticos. As concepções de letramentos sociais e letramentos literários utilizados, fundamentais para este estudo, baseiam-se nos pressupostos de Kleiman (1995), Soares (2003), Street (2014), Cosson (2009), Dalvi (2013).
Abstract: Considering that reading and working with the literary text in the classroom has a place that is often subjugated in the face of the problems surrounding what to teach in view of a minimum time for the fulfillment of all syllabus contents of the annual teaching plans for During the school year, this work aims to exercise reading so that this activity becomes part of the Portuguese language curriculum in the sixth grade classes, shaping itself, therefore, as a content, so that it can be characterized as a teaching item. Thus, I present a proposition of workshops that deal with some themes that I consider relevant to the human time of girls and boys with an age group between eleven and twelve years old, but that leaves an opening for many other possibilities of interventions, through the attentive look application moderator. In order to promote a broadening of the understanding that if we are in a position of a multicultural country, this aspect must be considered, in order to enable students to observe themselves equitably and restructure themselves through the exercise of experiences offered by literary texts. At the same time, it is important that the habit and pleasure arising from contact with literary narratives worked in the classroom be built. In this way, the workshops bring texts by the writer Cidinha da Silva, as well as the work Os Nove Pentes D’África, by the same author, with illustrations by Iléa Ferraz. The choice was made due to the work's broad approach to themes involving ancestry, relationships between family members, and the most varied feelings contained in any human relationship. The activities will be carried out based on workshops, since this methodology opens up a range of possibilities for the exercise of reading activities, as well as triggering storytelling, both individually and socially. The choice was also established by understanding that the meanings of the literary text are constituted through dialogues between its readers, which, from a planned mediation, enable the discussion about culture and the construction of a decolonial posture. Therefore, the exercise of the act of reading, the improvement of literary literacy must occur with a view to forming critical readers. The concepts of social literacies and literary literacies used, fundamental for this study, are based on the assumptions of Kleiman (1995), Soares (2003), Street (2014), Cosson (2009), Dalvi (2013).
Palavras-chave: Letramento literário
Formação do leitor
Leitura
Fruição
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38431
Data do documento: 16-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL_._IVANEIDE_GOMES_DA_SILVA_._2023_._turma_07_3.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons