Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422
Tipo: Dissertação
Título: FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
Autor(es): Sales, Francislene Conceição Freitas de
Primeiro Orientador: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Naranjo, Julio Moracen
metadata.dc.contributor.referee3: Mendonça, Célida Salume
Resumo: A ideia desta pesquisa é a criação de uma proposta didático-metodológica do ensino de Teatro, fundamentado nas culturas negras (teatro negro). Para tanto, o principal objetivo é elaborar um conjunto de jogos, o Guia Faraimorá, inspirados no universo simbólico e gestual dos orixás, nos gestos icônicos de indivíduos e grupos políticos (movimentos) negros, bem como na Árvore do Esquecimento, A Porta do Não Retorno (monumentos erguidos na cidade de Ouidah-Benin) e o Cosmograma Bakongo da (cosmologia Bantu), tomados de empréstimo das culturas africanas. A proposta é dirigida a docentes e aspirantes ao ensino de Teatro e visa produzir material didático-pedagógico para o ensino de artes cênicas, inspirado no teatro negro. Espera- se que esta pesquisa possa juntar-se a outras produções acadêmicas, de natureza antirracista, nas Artes Cênicas, de modo a contribuir com a diminuição da lacuna de abordagens pedagógicas em teatro com enfoque em cosmovisões e experiências das culturas negras nos currículos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e se dá no âmbito da pedagogia do Teatro e da pesquisa em Artes Cênicas. De caráter descritivo e reflexivo, este estudo teórico propõe um resultado material e original: o Manual (Guia). Como fundamentação teórica, será utilizada a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e reflexões oriundas de minha prática enquanto professora de teatro e atriz de teatro negro. As principais referências teóricas deste estudo são: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Os conceitos que orientam a proposta aqui apresentada são: Ancestralidade, Identidade e Cidadania.
Abstract: The idea of this research is the creation of a didactic-methodological proposal for teaching theater, based on black cultures (black theater). Therefore, the main objective is to develop a set of games, the Faraimorá Guide, inspired by the symbolic and gestural orixás’s universe, in the iconic black individuals gestures and political groups (movements), as well as in the Tree of Forgetfulness, Door of No Return (monuments built in the city of Ouidah-Benin) and the Bakongo of the Cosmogram (bantu cosmology), borrowed from African cultures. This proposal is targeted at teachers and those aspiring to teaching theater and aims to produce didactic- pedagogical material for teaching performing arts, inspired by the black theater. It' is hoped that this research can add to other academic pieces, of an anti-racist nature, in the Performing Arts, in order to contribute to reducing the gap in pedagogical approaches of theater with a focus on worldviews and black cultures experiences in the curricula. The methodological approach of this research is qualitative and takes place within the scope of Theater pedagogy and research in Performing Arts. Descriptive and reflective, this theoretical study proposes a material and original result: the Handbook (Guide). As a theoretical basis, bibliographic research will be used in secondary sources and reflections arising from my practice as a theater teacher and black theater actress. The main theoretical references of this study are: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento and Abdias do Nascimento. The concepts that guide the study presented here are: Ancestry, Identity and Citizenship.
Palavras-chave: Teatro negro.
Educação antirracista.
Pedagogia do teatro.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38422
Data do documento: 1-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Francislene Sales3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.