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Tipo: Dissertação
Título: Associação de características sociodemográficas e ocupacionais com o estresse percebido em mototaxistas
Título(s) alternativo(s): Association of sociodemographic and occupational characteristics with perceived stress in mototaxi drivers
Autor(es): Cidreira, Lídia Cíntia Silva
Primeiro Orientador: Mussi, Fernanda Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Jules Ramon Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Palmeira, Cátia Suely
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Elieusa e Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Mantovani, Maria de Fátima
metadata.dc.contributor.referee4: Mussi, Fernanda Carneiro
Resumo: O mototaxismo é uma ocupação regulamentada desde 2009 no Brasil, existente na maior parte das cidades, especialmente nas pequenas e de médio porte. Esse trabalho é realizado predominantemente por homens e tornou-se vantajoso e atrativo por permitir a gestão do próprio negócio, dar a opção de os trabalhadores serem facilmente localizados em diversos pontos espalhados na cidade e oferecer uma fonte de renda para o sustento pessoal e da família. As precárias condições laborais a que estão submetidos, podem predispor ao surgimento e sustentação de níveis elevados de estresse. Os objetivos deste estudo foram investigar a associação de características sociodemográficas e ocupacionais com o alto nível de estresse percebido em mototaxistas; descrever características sociodemográficas e ocupacionais com o nível de estresse percebido em mototaxistas; e analisar a associação das condições de trabalho com nível de estresse percebido em mototaxistas. Trata-se de um estudo transversal realizado com 800 mototaxistas que responderam a instrumentos sobre variáveis sociodemográficas e ocupacionais e a Escala de Estresse Percebido. Na análise, empregou-se a estatística descritiva, o teste Qui-Quadrado de Pearson e a Regressão de Poisson com variância robusta. A significância estatística foi de 5%. Dos 800 mototaxistas, 46,8% apresentou nível alto de estresse percebido. Na análise multivariada os fatores que contribuíram para o nível alto de estresse foram o baixo controle sobre o trabalho (RP=7,76; IC95%=5,19-11,61), baixo suporte social no trabalho (RP=3,87; IC95%=2,95-5,08), jornada de trabalho maior que oito horas por dia (RP=1,47; IC95%=1,21-1,78) e renda mensal menor ou igual a dois salários-mínimos (RP=1,34; IC95%=1,13-2,58). Constatou-se que a extensa jornada de trabalho, estressores ocupacionais e baixa renda foram associados ao alto nível de estresse percebido. Políticas públicas e intervenções para minimizar os estressores ocupacionais são imprescindíveis.
Abstract: Mototaxiking is a regulated occupation since 2009 in Brazil, existing in most cities, especially in small and medium-sized ones. This work is predominantly done by men and has become advantageous and attractive for allowing the management of their own business, giving the option for workers to be easily located at various points scattered throughout the city, and offering a source of income for personal and family support. The precarious working conditions to which they are submitted may predispose to the emergence and maintenance of high levels of stress. The objectives of this study were to investigate the association of sociodemographic and occupational characteristics with high levels of perceived stress in mototaxi drivers; to describe sociodemographic and occupational characteristics with the level of perceived stress in mototaxi drivers; and to analyze the association of working conditions with the level of perceived stress in mototaxi drivers. This is a cross-sectional study carried out with 800 mototaxi drivers who answered instruments about socio-demographic and occupational variables and the Scale of Perceived Stress. In the analysis, we used descriptive statistics, Pearson's Chi-square test and Poisson Regression with robust variance. The statistical significance was 5%. Of the 800 mototaxi drivers, 46.8% presented a high level of perceived stress. In the multivariate analysis, the factors that contributed to the high level of stress were low control over work (RP=7.76; 95%CI=5.19-11.61), low social support at work (RP=3.87; 95%CI=2.95-5.08), work day longer than eight hours per day (RP=1.47; 95%CI=1.21-1.78) and monthly income less than or equal to two minimum wages (RP=1.34; 95%CI=1.13-2.58). Extensive work hours, occupational stressors, and low income were found to be associated with high levels of perceived stress. Public policies and interventions to minimize occupational stressors are essential.
Palavras-chave: Motocicletas
Estresse
Estresse ocupacional
Condições de trabalho
Saúde do trabalhador
Saúde ocupacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: CIDREIRA, Lídia Cíntia Silva. Associação de características sociodemográficas e ocupacionais com o estresse percebido em mototaxistas. 2022. 57 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38392
Data do documento: 30-Ago-2022
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