Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38391
Tipo: Tese
Título: Tijolos, Afeto e Performatividade Cuier na Internet: Corpos dissidentes e as dramaturgias da precariedade em Devir
Título(s) alternativo(s): Bricks, affect and queer performativity on the internet: Dissident bodies and the dramaturgies of precariousness in becoming.
Autor(es): Fernandes Júnior, Aroldo Santos
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonia Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Antonia Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Sebiane Serrano, Leonardo José
metadata.dc.contributor.referee3: Linhares de Albuquerque, Iara Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Sobrinho, Wilton Garcia
metadata.dc.contributor.referee5: da Rocha Junior, Alberto Ferreira
Resumo: A presente pesquisa tem o YouTube enquanto espaço que nos permite pensar sobre a importância na criação e na reformulação de valores. Assim, a investigação dos efeitos, narrativas e discursos que são gerados pela produção de videoperformances cuiers, pautada na cultura de fãs e postada nesse ambiente midiático se reivindica de uma possível “Dramaturgia da precariedade em Devir”, sempre atualizada por referenciais afetivos e performativos e suas consequentes articulações no contexto da internet. Os artistas escolhidos para este estudo são Saullo Berck, da cidade de Barbalha (CE) e Royce Cherdan Lee da cidade de Cebu (Filipinas). Observa-se em suas videoperformances questões relativas à Imagem; ao Corpo; aos Afetos; ao Topos e à percepção das conexões entre visibilidade representacional e poder político. Ambos os artistas têm uma vasta produção que se redimensiona constantemente. Eles trabalham com o improviso para criar suas videoperformances e fazem uso daquilo que dispõem em suas casas, no estilo do it yourself (faça você mesmo!) já tão consagrado enquanto prática no YouTube. Os vídeos de Saullo Berck e do Royce Cherdan Lee demonstram o envolvimento afetivo, emocional e habitual das narrativas da cultura pop com seu público-alvo. As metodologias que orientam essa pesquisa são duas, a saber: a Etnografia virtual, levando em consideração a plataforma de compartilhamento YouTube, enquanto ambiente em que estão veiculadas as videoperformances. A Autoetnografia e a Escrita Performativa enquanto procedimentos de escrita da tese, que põem o pesquisador em autoavaliação de suas experiências evocando mundos de memória, prazer e sensações para operar metaforicamente e então observar o campo estudado. Nesse sentido, a Escrita Performativa possibilita entender texto escrito também como cena, como performance. Com esse pensamento metodológico essa pesquisa é feita a partir de uma abordagem interpretativa e qualitativa do trabalho dos youtubers visando à produção de conhecimento em Artes Cênicas a partir de quatro categorias conceituais, são elas: Corpo, Afeto, Topos e Ação. Observa-se que a pesquisa interpretativa é fundamental para perceber esses produtos artísticos e suas especificidades, assim o horizonte teórico com autores e autoras como KATZ & GREINER, 2005; AGAMBEN 1999; MUÑOZ 1999, 2009; BUTLER, 2020 dentre outros/as se organiza na tentativa de contribuir e guiar para que todas as informações que se fizerem necessárias durante o processo articulem-se a partir de uma realidade complexa, sedutora, veloz, atrativa e sejam confrontadas e apresentadas agregando conhecimento ao campo de estudos das Artes Cênicas.
Abstract: The present research has YouTube as a space that allows us to think about the importance of creating and reformulating values. Thus, the investigation of the effects, narratives, and discourses that are generated by the production of queer video performances, based on the culture of fans, and posted in this media environment, claims a possible “Dramaturgy of precariousness in Becoming”, always updated by affective and performative references and their consequent articulations in the context of the internet. The chosen artists for this study are Saullo Berck from the city of Barbalha (CE) and Royce Cherdan Lee from the city of Cebu (Philippines). In their video performances, issues related to the Image; to the Body; to the Affections; to the Topos are observed, and the perception of its connections between representational visibility and political power. Both artists have a vast production that is constantly being resized. They work with improvisation to create their video performances and make use of what they have in their homes, in the do-it-yourself style, already so established as a practice on YouTube. The videos by Saullo Berck and Royce Cherdan Lee demonstrate the affective, emotional, and habitual engagement of pop culture narratives with their target audience. There are two methodologies that guide this research, namely: virtual ethnography, considering the sharing platform YouTube, as an environment in which video performances are broadcast. Autoethnography and Performative Writing as thesis writing procedures, which put the researcher in self-assessment of their experiences, evoking worlds of memory, pleasure, and sensations to operate metaphorically and then observe the field studied. In this sense, Performative Writing makes it possible to understand written text also as a scene, as a performance. With this methodological thought, this research takes an interpretive and qualitative approach to the work of youtubers aiming at the production of knowledge in Performing Arts from four conceptual categories, they are: Body, Affection, Topos, and Action. It is observed that interpretive research is fundamental to understand these artistic products and their specificities, as well as the theoretical horizon with authors as KATZ & GREINER, 2005; AGAMBEN 1999; MUÑOZ 1999, 2009; BUTLER, 2020 between others is organized in an attempt to contribute and guide so that all the information that is necessary during the process is articulated from a complex, seductive, fast, attractive reality and be confronted and presented, adding knowledge to the field of studies of Performing Arts.
Palavras-chave: Precariedade
Devir
Corpos Dissidentes
Dramaturgia
YouTube
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: FERNANDES JÚNIOR, Aroldo Santos. Tijolos, afeto e performatividade cuier na internet: Corpos dissidentes e as dramaturgias da precariedade em devir. Orientadora: Antonia Pereira Bezerra. 239 f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC, Escola de Dança e Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38391
Data do documento: 16-Out-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons